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dc.contributor.advisorGuimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-pt_BR
dc.contributor.authorLima, Marcelle Cristiane de Castropt_BR
dc.contributor.otherWachowicz, Teresa Cristina, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-31T16:38:16Z
dc.date.available2022-08-31T16:38:16Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/12130
dc.descriptionOrientadora: Marcelle Cristiane de Castro Limapt_BR
dc.descriptionCo-orientadora: Teresa Cristina Wachowiczpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo : O propósito central dessa pesquisa é verificar a possibilidade de produção de textos argumentativos por alunos da quinta série do ensino fundamental. A partir de uma perspectiva dialógica, sócio-discursiva e interacionista da língua, enfatizando a importância da mediação do professor buscou-se, com uma intervenção pedagógica baseada na ferramenta didática proposta por Dolz, o incremento da capacidade lingüística do sujeito com relação à produção de textos de opinião. Participaram da pesquisa 63 alunos de uma escola estadual do município de Curitiba, divididos em grupo de intervenção (GI), formado por sujeitos que participaram de todo o processo, e grupo de controle (GC), formado por sujeitos que participaram apenas do primeiro momento (pré-teste) e do último (pós-teste). O pré-teste tinha como objetivo averiguar o nível de produção textual desse gênero discursivo e o pós-teste deveria analisar e avaliar, através de critérios quantitativos, se houve ou não aumento da habilidade argumentativa na produção textual do aluno. Entre esses dois momentos (pré e pós-teste) foram realizadas 12 oficinas com a finalidade de propiciar o aprimoramento dessas habilidades, tais como: posicionar-se explicitamente com relação ao tema da produção textual; considerar o destinatário do texto, mencioná-lo e antecipar seus possíveis argumentos; usar expressões e conectivos relacionados à argumentação, entre outros. Esperava-se que a dificuldade de produção do texto argumentativo estivesse não na impossibilidade de construção por parte da criança de raciocínio lógico-argumentativo básico, que tenderia a se aprimorar com a intervenção pedagógica, mas na dificuldade de desenvolver estratégias lingüísticas para a produção escrita. O que foi comprovado com a análise dos dados obtidos que mostraram que, com a intervenção, os sujeitos passaram a produzir textos argumentativos mais competentes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of this research has been to verify the possibility of production of argumentative texts by fifth-grade students from an Elementary School. It has sought, through a pedagogical intervention based on the didactical instrument proposed by Dolz, to increase the linguistic competence of the subjects regarding the production of argumentative texts, from a dialogical, socio-discursive and interactionist perspective of language, emphasizing the importance of the teacherstudent mediation. The participants of this study were 63 students from a public school from the City of Curitiba (State of Paraná, Southern Brazil), divided in two groups: the intervention group (GI), composed by subjects that participated of the whole process and a control group (GC), composed by subjects who participated only in the first phase of the study (pre-test) and of the last phase (post-test). The pre-test aimed to evaluate the level of textual production of this discursive style, while the post-test should analyze and evaluate, through quantitative parameters, if there was any increase of the argumentative competence in the textual production of the student. Between these two moments (pre-test and post-test) twelve workshops were carried out with the objective of improving skills such as: explicit selfpositioning in relation to the textual production topic; considering the reader of the text, mentioning him/her and anticipating his/her arguments; usage of expressions and connectives related to argumentative writing, among others. It has been expected that the difficulty of the students in the production of argumentative texts would not be in the impossibility of construction, by the child, of a basic logicalargumentative reasoning, which would tend to be improved with the pedagogical intervention, but in the difficulty of developing linguistic strategies of textual production. The analysis of the data has shown that, with the intervention, the subjects started to produce argumentative texts more competently.pt_BR
dc.format.extent71 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectArgumento (lingüística)pt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEscrita - Estudo e ensino (Primeiro grau)pt_BR
dc.subjectRedação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento da escrita argumentativa : os efeitos de um ensino sistemático da argumentação para alunos de 5ª série do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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