Liberdade, memória e corpo vivo na filosofia de Henri Bergson
Resumo
Resumo: A presente dissertação correlaciona a teoria da liberdade de Henri Bergson, contida na obra Ensaio sobre os dados imediatos da consciência, com as teses do mesmo filósofo acerca dos processos de memória, apresentadas na obra Matéria e Memória, enfatizando a integração dessas propostas nas ações do corpo vivo. O problema dos estados interiores da consciência se manifestarem materialmente, por meio do corpo vivo, é abordado a partir da coesão sugerida entre liberdade e memória, apoiando-se nas obras mencionadas. Após a reconstituição dos elementos principais do raciocínio de Bergson no Ensaio, resultando nos graus de liberdade serem graus de tensão duracional e expressão do eu profundo, as teses sobre a memória corporal e a memória espiritual, oriundas de Matéria e Memória, são detalhadas nos aspectos mais relevantes para o objetivo da dissertação. Propõe-se que o ato fundamental do espírito de inserir nas percepções a qualidade variável de suas lembranças, antes de prolongar aquelas percepções em ações, é a chave para a compreensão dos graus de liberdade expressos em atos corporais. Neste ato, o espírito adota uma altura da vida mental segundo seu tensionamento duracional, que se reflete na maior ou menor dilatação da personalidade sobre suas próprias memórias. Argumenta-se que o caráter sonhador, impulsivo ou de bom senso com que o espírito insere suas lembranças sobre as percepções, para então prolongar essas últimas em ações, impacta sobremodo no grau de liberdade, em função da riqueza e adequação variáveis deste processo. O bom senso é destacado como atitude do espírito favorecedora da conciliação eficiente entre as exigências da vida, em suas dimensões biológica e social, e a expressão do eu profundo, potencialmente criadora de novidade. O trabalho atinge sua conclusão com a equivalência entre os graus de liberdade e as intensidades da memória, ressaltando como a expressão do eu profundo se dá pelos processos de atualização da memória espiritual, sem prescindir dos automatismos da memória corporal e da espacialização inevitável do estrato superficial do eu em interface com a realidade externa Abstract: This dissertation correlates Henri Bergson's theory of freedom, contained in the work Essay on the Immediate Data of Consciousness, with the same philosopher's theses on memory processes, presented in the work Matter and Memory, emphasizing the integration of these proposals in the actions of the living body. The problem of the inner states of consciousness manifesting themselves materially, through the living body, is addressed based on the suggested cohesion between freedom and memory, supported by the aforementioned works. After reconstructing the main elements of Bergson's reasoning in the Essay, resulting in the degrees of freedom being degrees of durational tension and expression of the deep self, the theses on bodily memory and spiritual memory, originating from Matter and Memory, are detailed in the aspects most relevant to the objective of the dissertation. It is proposed that the fundamental act of the spirit of inserting the variable quality of its memories into perceptions, before prolonging those perceptions in actions, is the key to understanding the degrees of freedom expressed in bodily acts. In this act, the spirit adopts a level of mental life according to its durational tension, which is reflected in the greater or lesser expansion of the personality over its own memories. It is argued that the dreamy, impulsive or common-sense nature with which the spirit inserts its memories into perceptions, in order to then prolong the latter in actions, greatly impacts the degree of freedom, depending on the variable richness and adequacy of this process. Common sense is highlighted as an attitude of the spirit that favors the efficient conciliation between the demands of life, in its biological and social dimensions, and the expression of the deep self, potentially creating novelty. The work reaches its conclusion with the equivalence between the degrees of freedom and the intensities of memory, highlighting how the expression of the deep self occurs through the processes of spiritual memory actualization, without disregarding the automatisms of bodily memory and the inevitable spatialization of the superficial stratum of the self in interface with external reality Resumé: Cette thèse met en corrélation la théorie de la liberté d'Henri Bergson, contenue dans l'ouvrage Essai sur les données immédiates de la conscience, avec les propositions du même philosophe sur les processus de mémoire, présentées dans l'ouvrage Matière et Mémoire, en soulignant l'intégration de ces propositions dans les actions du corps vivant. Le problème des états de conscience internes se manifestant matériellement, à travers le corps vivant, est abordé à partir de la cohésion suggérée entre liberté et mémoire, basée sur les travaux susmentionnés. Après avoir reconstitué les principaux éléments du raisonnement de Bergson dans l'Essai, qui aboutit à des degrés de liberté correspondant à des degrés de tension temporelle et d'expression du soi profond, les thèses sur la mémoire corporelle et la mémoire spirituelle, issues de Matière et Mémoire, sont détaillées sous les aspects les plus pertinents pour l'objectif de ce travail. Il est avancé que l'acte fondamental de l'esprit consistant à insérer la qualité variable de ses souvenirs dans des perceptions, avant de prolonger ces perceptions en actions, est la clé de la compréhension des degrés de liberté exprimés dans les actes corporels. Dans cet acte, l'esprit adopte une hauteur de vie mentale en fonction de sa tension durationelle, qui se reflète dans la dilatation plus ou moins grande de la personnalité sur ses propres souvenirs. On soutient que le caractère rêveur, impulsive ou de bon sens selon lequel l'esprit insère ses souvenirs dans les perceptions, pour ensuite les étendre en actions, a un impact majeur sur le degré de liberté, en fonction de la richesse et de l'adéquation variables de ce processus. Le bon sens est mis en évidence comme une attitude de l'esprit favorisant la conciliation efficace entre les exigences de la vie, dans ses dimensions biologiques et sociales, et l'expression du soi profond, potentiellement créatrice de nouveauté. Le travail aboutit à sa conclusion avec l'équivalence entre les degrés de liberté et les intensités de la mémoire, en soulignant comment l'expression du soi profond se produit à travers les processus de actualisation de la mémoire spirituelle, sans négliger les automatismes de la mémoire corporelle et la spatialisation inévitable de la strate superficielle du soi en interface avec la réalité extérieure
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- Dissertações [197]