• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016047P0 Programa de Pós-Graduação em Educação Física
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016047P0 Programa de Pós-Graduação em Educação Física
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A produção do conhecimento científico em sociologia do esporte no Brasil : um cenário a partir dos periódicos de educação física (1979-2024)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - DUILIO DA SILVA QUEIROZ DE ALMEIDA.pdf (1.790Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Almeida, Duilio Queiroz de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A Sociologia do Esporte, uma subdisciplina da Sociologia, passou a ser discutida no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Existem estudos sobre o desenvolvimento da Sociologia do Esporte no Brasil, Chile, Colômbia e Argentina que contribuem para a análise do estado do conhecimento dessa área na América Latina. Esta dissertação tem como objetivo analisar o cenário da produção de conhecimento científico em Sociologia do Esporte em periódicos brasileiros de Educação Física. Já os objetivos específicos são: a) discutir o desenvolvimento dos estudos sociológicos do esporte no Brasil a partir das publicações em periódicos de Educação Física; b) identificar os(as) agentes e instituições de vínculo que se fazem presentes nas publicações; e c) analisar os assuntos, as modalidades esportivas e os métodos mais acionados nas produções localizadas. Para cumpri-los, foram selecionados artigos de 19 revistas de Educação Física. Foram adotados procedimentos metodológicos específicos de análise de conteúdo com a intenção de identificar os principais agentes e instituições que mais publicam pesquisas relacionadas à Sociologia do Esporte. Em relação aos artigos, foram analisados os temas, modalidades esportivas e métodos mais destacados nas publicações desde a criação das revistas selecionadas até o ano de 2024. Os dados foram coletados utilizando a técnica de cross-checking, sistematizados em uma planilha eletrônica e, posteriormente, tratados no software Nvivo 12 Plus. Os resultados indicam um aumento nas publicações científicas sobre Sociologia do Esporte na última década, com destaque para as publicações da Revista Movimento (UFRGS). Evidenciaram-se agentes e instituições vinculados aos estudos da Sociologia do Esporte, destacando a Educação Física como a principal área de formação dos investigadores. O gênero (15,77%) foi o tema mais abordado, seguido do tema teórico-analítico (11,07%), e pela violência (10,07%). O futebol (36,58%) foi a modalidade esportiva específica mais frequentemente estudada, contudo, o esporte (38,59%), sob sua perspectiva macro, superou discretamente a centralidade tradicionalmente atribuída ao futebol, evidenciando uma preocupação da Sociologia do Esporte em tratar o fenômeno esportivo de maneira abrangente. O método de análise de conteúdo (34,56%) foi o mais utilizado nos estudos encontrados. Com base na presente dissertação, é possível refletir sobre um conjunto de dados que permitem compreender os caminhos percorridos em termos de temas abordados, modalidades esportivas investigadas, métodos utilizados e pesquisadores envolvidos nas últimas décadas pela Sociologia do Esporte em artigos publicados em periódicos brasileiros da área da Educação Física
     
    Abstract: The Sociology of Sport, a subdiscipline of Sociology, began to be discussed in Brazil mainly from the 1980s onwards. There are studies on the development of the Sociology of Sport in Brazil, Chile, Colombia, and Argentina that contribute to the analysis of the state of knowledge in this field in Latin America. This dissertation aims to analyze the landscape of scientific knowledge production in the Sociology of Sport within Brazilian Physical Education journals. The specific objectives are: (a) to discuss the development of sociological studies of sport in Brazil based on publications in Physical Education journals; (b) to identify the agents and affiliated institutions present in these publications; and (c) to analyze the topics, sports modalities, and methods most frequently employed in the identified studies. To achieve these goals, articles from 19 Physical Education journals were selected. Specific methodological procedures of content analysis were adopted to identify the main agents and institutions that publish research related to the Sociology of Sport. Regarding the articles, the analysis focused on the most prominent topics, sports modalities, and methods used in publications from the creation of the selected journals up to the year 2024. Data were collected using the cross-checking technique, organized in a spreadsheet, and subsequently processed using Nvivo 12 Plus software. The results indicate an increase in scientific publications on the Sociology of Sport in the last decade, with special prominence given to Revista Movimento (UFRGS). The study highlighted agents and institutions involved in Sociology of Sport research, with Physical Education emerging as the primary field of academic training among researchers. Gender (15.77%) was the most frequently addressed topic, followed by theoretical-analytical studies (11.07%) and violence (10.07%). Football (36.58%) was the most commonly studied specific sport; however, when analyzed from a macro perspective, 'sport' (38.59%) slightly surpassed the traditional centrality attributed to football. This indicates a growing concern within the Sociology of Sport to address the sports phenomenon in a broader and more comprehensive manner. Content analysis (34.56%) was the most frequently used method among the studies. Based on this dissertation, it is possible to reflect on a set of data that helps to understand the paths taken in terms of the topics addressed, the sports modalities investigated, the methods employed, and the researchers involved in the Sociology of Sport over recent decades, as reflected in articles published in Brazilian Physical Education journals
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98398
    Collections
    • Dissertações [234]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV