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dc.contributorVidal, Cynthia dos Santospt_BR
dc.contributor.advisorTaconeli, Cesar Augusto, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Estatística e Ciência de Dadospt_BR
dc.creatorLeandro, Amábile Galdinopt_BR
dc.date.accessioned2025-09-03T11:14:55Z
dc.date.available2025-09-03T11:14:55Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98117
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Cesar Augusto Taconelipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Estatísticapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Diante do problema da alocação de investimento em publicidade, os gestores de marketing utilizam de métodos estatísticos para compreender os impactos das ações de mídia na receita das empresas. A modelagem do mix de marketing engloba uma variedade de métodos estatísticos que são aplicados aos dados de publicidade para mensurar o impacto de táticas de marketing nas vendas de uma empresa e realizar previsões. O método estatístico mais popular é a regressão linear múltipla. Entretanto esta abordagem possui algumas desvantagens, sendo as principais: linearidade é questionável no dia a dia das ações de marketing - por exemplo, o aumento do investimento em determinado canal de mídia e a receita - e que os os conjuntos de dados de marketing possuem estrutura temporal que não é captada por esse tipo de modelo. Estudos recentes apontam métodos alternativos para proporcionar uma compreensão mais ampla do impacto de covariáveis na receita da empresa. O presente trabalho teve como objetivo comparar os ajustes dos modelos ARIMA e Redes Neurais Recorrentes em um conjundo de dados de marketing. Ao realizar a comparação entre os valores observados e as predições de cada um dos métodos, foi identificado que o modelo ARIMA obteve um desempenho mais satisfatório, quando comparado às Redes Neurais Recorrentespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInferência estatísticapt_BR
dc.subjectRedes neurais (Computação)pt_BR
dc.subjectAnálise de séries temporaispt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleComparação de métodos estatísticos para a modelagem do mix de marketingpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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