| dc.contributor.advisor | Garanhani, Marynelma Camargo, 1967- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| dc.creator | Bezerra, Giorgia Cristina Alves | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-08-12T14:03:15Z | |
| dc.date.available | 2025-08-12T14:03:15Z | |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/97885 | |
| dc.description | Orientadora: Profª. Draª Marynelma Camargo Garanhani | pt_BR |
| dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 07/05/2025 | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description | Área de concentração: Educação | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo: Este estudo objetiva descrever, identificar e analisar que movimentos do corpo criança se caracterizam como reprodução interpretativa nas brincadeiras de faz de conta de crianças, com idade de 5-6 anos, em contextos de docência. Para essa pesquisa utilizei o método da narrativa autobiográfica, as quais orientaram meus passos neste estudo investigativo. Como aporte teórico utilizei os estudos de Josso (2010), Vicentini (2013), Vigotski (2002), Corsaro (2011), Sarmento (2004). As brincadeiras de faz de conta foram meu instrumento de pesquisa. Tudo começou pela contação da história O Lenço, de Patricia Auerbach (2013) e então organizadas em nove intervenções em dias diferentes, em contextos de docência, nos espaços da escola como a sala de aula, pátio coberto e quadra externa. Foram oferecidos às crianças diferentes materiais, como: tecidos, brinquedos, caixas de papelão, embalagens recicláveis, brinquedos não estruturados e peças de encaixe. Na interpretação das cenas, para a construção das narrativas, emergiram 2 temas que me ajudaram na análise das brincadeiras, sendo: Eu sou um personagem e Cenas do cotidiano da vida. Concluo no estudo que, em contextos de docência com crianças de 5-6 anos, os movimentos do corpo criança que se caracterizam como reprodução interpretativa nas brincadeiras de faz de conta são movimentos que representam personagens de histórias infantis, cenas do cotidiano, animais, e também membros da família. Estes movimentos se expressam na cultura de pares (criança-criança) e na relação criança-professor. Assim, por meio do brincar com a imaginação, a criança interpreta e representa situações e papéis sociais dos seus contextos de vida de uma forma singular, ou seja, o modo de ser criança | pt_BR |
| dc.description.abstract | Abstract: This study aims to describe, identify, and analyze that child body movements are children’s interpretation while playing, by collecting data from children aged 5 to 6 years, in the academic context. For this research, the autobiographical narrative method was employed, guiding this investigation. Theoretical support was drawn from the works of Josso (2010), Vicentini (2013), Vigotski (2002), Corsaro (2011), and Sarmento (2004). Fairy-tale games were the primary focus of the study. The research began by telling the children the story "O Lenço" de Patricia Auerbach (2013). Following this, nine interventions were organized on different days in various locations within the school, including the classroom and both indoor and outdoor play areas. The children were provided with a range of materials such as fabric, toys, cardboard boxes, recyclable containers, open-ended toys, and fitting games. To construct the narrative and analyze the children's play, two key themes were considered: "I’m a character" and "Daily life scenes." The findings indicate that, within an academic context for children aged 5 to 6 years, the child body movement is described as interpretative reproduction during play reflecting their understanding of fairy-tale stories, daily life scenes, animals, and family members. These movements were observed within peer interactions (child-to-child) as well as in child-teacher relationships. Thus, through imaginative play, children uniquely portray situations and social roles essentially, the child's way | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Ludico na escola | pt_BR |
| dc.subject | Atividades lúdicas | pt_BR |
| dc.subject | Brincadeiras infantis | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.title | A reprodução interpretativa do corpo criança nas brincadeiras de faz de conta : narrativa autobiográfica de uma professora pesquisadora | pt_BR |
| dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |