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dc.contributor.advisorAbib, Gustavo, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégicapt_BR
dc.creatorSchimaleski, Lucas Mansurpt_BR
dc.date.accessioned2025-07-17T18:01:49Z
dc.date.available2025-07-17T18:01:49Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97400
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Gustavo Abibpt_BR
dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa realizou uma revisão bibliométrica dos artigos técnico-científicos publicados na Revista do Serviço Público entre 2000 e 2024, analisando padrões, tendências e transformações na produção acadêmica sobre administração pública no Brasil. O estudo revelou a predominância dos temas Administração Pública e Políticas Públicas, indicando a continuidade dos debates sobre gestão governamental, enquanto conceitos como Governança, Inteligência Artificial, Teletrabalho e Sustentabilidade emergiram com maior recorrência nos quinquênios mais recentes. A análise das palavras-chave demonstrou um crescimento na presença de termos relacionados à digitalização, proteção de dados e inovação tecnológica, refletindo uma adaptação da literatura técnico-científica às mudanças do setor público. Além disso, verificou-se um aumento na diversidade temática e na participação de pesquisadores vinculados a universidades públicas, com destaque para a Universidade de Brasília (UnB), e órgãos governamentais, como TCU, CGU e ENAP. A utilização de inteligência artificial na coleta e sistematização dos dados demonstrou potencial para otimizar pesquisas bibliométricas, embora tenha exigido validação e revisão humana para mitigação de vieses e alucinações do modelo. Assim, esta pesquisa contribuiu para a compreensão da evolução do setor público no Brasil, evidenciando tendências e desafios contemporâneos na gestão governamental e nas políticas públicaspt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study conducted a bibliometric review of technical-scientific articles published in the Revista do Serviço Público between 2000 and 2024, analyzing patterns, trends, and transformations in academic production related to public administration in Brazil. The findings revealed the predominance of Public Administration and Public Policies, indicating the continuity of debates on government management, while concepts such as Governance, Artificial Intelligence, Remote Work, and Sustainability gained greater prominence in recent five-year periods. The keyword analysis demonstrated an increase in terms related to digitalization, data protection, and technological innovation, reflecting an adaptation of the technical-scientific literature to changes in the public sector. Furthermore, there was a growth in thematic diversity and the participation of researchers affiliated with public universities, particularly the University of Brasília (UnB), along with government institutions such as TCU, CGU, and ENAP. The use of artificial intelligence in data collection and systematization demonstrated potential for optimizing bibliometric research, although it required validation andPublic administration. Bibliometrics. Artificial intelligence human review to mitigate biases and hallucinations produced by the model. Thus, this study contributed to understanding the evolution of the public sector in Brazil, highlighting contemporary trends and challenges in government management and public policy formulationpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.titleO setor público no Brasil à luz de uma revisão bibliométrica dos artigos técnico-científicos da Revista do Serviço Público entre 2000 e 2024 auxiliada por inteligência artificialpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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