dc.contributor.advisor | Godoy, Elenilton Vieira, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.other | Pacheco, Débora Reis | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | pt_BR |
dc.creator | Santos, Nadir Fernandes dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-04T13:37:43Z | |
dc.date.available | 2025-06-04T13:37:43Z | |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96754 | |
dc.description | Orientador: Professor Doutor Elenilton Vieira Godoy | pt_BR |
dc.description | Coorientadora Professora Doutora Débora Reis Pacheco | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 28/02/2025 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Educação em Ciências e em Matemática | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A pesquisa intitulada Currículos de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: presença ou invisibilidade feminina? teve como premissa buscar compreender aspectos implicados nos currículos escolares no que concerne a gênero e matemática. Para tanto, elegeu-se como questão problematizadora saber quais marcas sobre as relações de gênero são produzidas por duas mulheres professoras nas aulas de matemática em turmas do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Pinhais- PR. Teve como objetivo geral investigar as relações de gênero experienciadas, por meio dos currículos, por professoras e crianças. Foram observadas as práticas curriculares sob a perspectiva de ausências/presenças de discursos de gênero em aulas de matemática e em comparação a outros componentes curriculares, além da observação das atuações das professoras frente às problematizações provocadas pelas crianças. A partir das percepções, foram construídas narrativas sobre os currículos produzidos e/ou reproduzidos. Para essa construção, mulheres pesquisadoras plurais foram aliadas na potencialização do arcabouço teórico que respalda a pesquisa e a constituição das percepções. Somando-se a elas, há a contribuição das professoras e a potência das crianças, cujas falas e inteirezas desfilam no texto. A cartografia foi a escolha feita para a narrativa dos currículos percebidos. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética das Ciências Humanas e Sociais, mediante parecer nº 6.666.710 em 23/02/2024 | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The research entitled Mathematics curricula in the early years of Elementary School: female presence or invisibility? had as its premise the search for understanding aspects implied in school curricula regarding gender and Mathematics. To this purpose, the chosen problematizing question aims to find out which marks on gender relations are produced by two female teachers in Mathematics classes in 3rd and 4th grade classes of Elementary School in two schools of the Municipal Education System of Pinhais-PR. Research’s general objective was to investigate the gender relations experienced, through the curricula, by teachers and children. The curricular practices were observed from the perspective of absences/presences of gender discourses in Mathematics classes and in comparison to other curricular components, in addition to the observation of the teachers' actions in response to the problematizations provoked by the children. Based on the perceptions, narratives were constructed about the curricula produced and/or reproduced. For this construction, plural female researchers were allies in strengthening the theoretical framework that supports the research and the constitution of perceptions. In addition to them, there is the contribution of teachers and the power of children, whose speeches and fullness pass through in the text. Cartography was the choice made for the narrative of the perceived curricula. The research was approved by the Ethics Committee for Human and Social Sciences, under assent no. 6.666.710 on 02/23/2024 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumen: La investigación titulada Currículos de matemáticas en los primeros años de la Educación Primaria: ¿presencia o invisibilidad femenina? tuvo como premisa comprender aspectos implicados en los currículos escolares en lo que respecta al género y a las matemáticas. Para ello, se eligió como pregunta problematizadora saber qué huellas sobre las relaciones de género son producidas por dos profesoras en las clases de matemáticas de grupos de 3º y 4º año de la Educación Primaria en dos escuelas de la Red Municipal de Educación de Pinhais - PR. El objetivo general fue investigar las relaciones de género experimentadas, a través de los currículos, por docentes y niñas/os. Se observaron las prácticas curriculares desde la perspectiva de ausencias/presencias de discursos de género en clases de matemáticas y en comparación con otros componentes curriculares, además de la observación de las actuaciones de las profesoras frente a las problematizaciones provocadas por las/os niñas/os. A partir de las percepciones, se construyeron narrativas sobre los currículos producidos y/o reproducidos. Para esta construcción, investigadoras mujeres plurales fueron aliadas en la potenciación del marco teórico que respalda la investigación y la constitución de las percepciones. Sumándose a ellas, se cuenta con el aporte de las profesoras y la potencia de las/os niñas/os, cuyas voces y plenitudes desfilan a lo largo del texto. La cartografía fue la elegida para la narrativa de los currículos percibidos. La investigación fue aprobada por el Comité de Ética de las Ciencias Humanas y Sociales, mediante el dictamen nº 6.666.710 en fecha 23/02/2024 | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Currículos | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | Currículos de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : presença ou invisibilidade feminina? | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |