Impacto da manipulação da informação sensorial no controle postural dinâmico em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista
Resumo
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento marcado por déficits de interação social e comportamentos repetitivos, comumente associado a dificuldades perceptomotoras, incluindo déficits de controle postural. Tais dificuldades podem impactar a funcionalidade em atividades diárias e no engajamento em tarefas que exigem estabilidade em condições dinâmicas. A presente dissertação foi estruturada no modelo de coletânea de estudos. Objetivo Estudo 1: Identificar estudos sobre controle postural em condições dinâmicas em crianças e adolescentes com TEA e caracterizá-lo nesta população, identificando lacunas no conhecimento. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática nas bases PubMed, Web of Science, SCOPUS e EMBASE. Estudos que abordavam o controle postural em crianças e adolescentes com TEA foram selecionados com base em um conjunto de palavras chave baseadas em termos MESH ("autism" OR "ASD" OR "Autism Spectrum Disorder") AND ("children" OR "adolescent") AND ("postural control" OR "postural oscillation" OR "posture regulation" OR "equilibrium" OR "balance" OR "body sway"). Resultados: Um total de 1826 estudos foram identificados em todas as bases de dados. Após a remoção de duplicatas e a aplicação dos critérios de inclusão/exclusão aos títulos e resumos, 13 estudos foram selecionados. Conclusão: Crianças com TEA apresentaram maiores instabilidades e rigidez nos movimentos durante tarefas dinâmicas, sugerindo dificuldades na modulação de estabilidade em condições de desafio postural. Com a presente revisão, identificou-se uma lacuna no entendimento do papel da informação sensorial na estabilidade em condição dinâmica de crianças e adolescentes com TEA. Objetivo Estudo 2: Investigar o impacto da manipulação sensorial (visual, somatossensorial e múltipla – visual e somatossensorial em conjunto) no controle postural em condição dinâmica em crianças e adolescentes com TEA, comparando-os a pares típicos. Método: Realizou-se a avaliação do teste de limite de estabilidade em 59 crianças e adolescentes entre sete e 17 anos de idade com TEA e seus pares de desenvolvimento típico em quatro condições: olhos abertos em superfície rígida (OASR); olhos fechados em superfície rígida (OFSR); olhos abertos em superfície maleável (OASM); olhos fechados em superfície maleável (OFSM). Para a captação das medidas de deslocamento e velocidade de deslocamento do CoP foi utilizado o equipamento Zeno Electronic Walkway and PKMAS Software a 100 Hz. Resultados: Crianças e adolescentes com TEA apresentaram maiores velocidades anteroposterior e mediolateral de deslocamento do CoP independente da manipulação sensorial, demonstrando maior instabilidade postural, acentuadas em condições sensoriais de manipulação múltipla (proprioceptiva e visual em conjunto). Conclusão: Os achados indicam que crianças e adolescentes com TEA apresentam instabilidade postural em condições dinâmicas quando comparadas com seus pares típicos, especialmente quando submetidas a manipulações sensoriais Abstract: The Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by deficits in social interaction and repetitive behaviors, commonly associated with perceptual-motor difficulties, including deficits in postural control. Such difficulties can impact functionality in daily activities and engagement in tasks that require stability under dynamic conditions. This dissertation was structured as a collection of studies. Objective Study 1: To identify studies on postural control under dynamic conditions in children and adolescents with ASD and characterize it in this population, identifying gaps in knowledge. Methods: A systematic review was conducted in the PubMed, Web of Science, SCOPUS, and EMBASE databases. Studies addressing postural control in children and adolescents with ASD were selected based on a set of keywords derived from MeSH terms ("autism" OR "ASD" OR "Autism Spectrum Disorder") AND ("children" OR "adolescent") AND ("postural control" OR "postural oscillation" OR "posture regulation" OR "equilibrium" OR "balance" OR "body sway"). Results: A total of 1,826 studies were identified across all databases. After removing duplicates and applying inclusion/exclusion criteria to titles and abstracts, 13 studies were selected. Conclusion: Children with ASD exhibited greater instabilities and rigidity in movements during dynamic tasks, suggesting difficulties in modulating stability under postural challenge conditions. This review identified a gap in understanding the role of sensory information in dynamic stability in children and adolescents with ASD. Objective Study 2: To investigate the impact of sensory manipulation (visual, somatosensory, and multiple—visual and somatosensory combined) on postural control under dynamic conditions in children and adolescents with ASD, comparing them to their typically developing peers. Method: The limits of stability test was conducted on 59 children and adolescents aged between 7 and 17 years with ASD and their typically developing peers under four conditions: eyes open on a firm surface (OAFS); eyes closed on a firm surface (OCFS); eyes open on a compliant surface (OACS); eyes closed on a compliant surface (OCCS). To capture center of pressure (CoP) displacement and velocity measures, the Zeno Electronic Walkway and PKMAS Software at 100 Hz were used. Results: Children and adolescents with ASD exhibited higher anterior-posterior and mediolateral CoP displacement velocities regardless of sensory manipulation, demonstrating greater postural instability, which was accentuated under multiple sensory manipulation conditions (combined proprioceptive and visual). Conclusion: The findings indicate that children and adolescents with ASD present postural instability under dynamic conditions when compared to their typically developing peers, especially when subjected to sensory manipulations
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