Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrito, Gláucia da Silva, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorPereira, Hissae Janicept_BR
dc.date.accessioned2025-03-18T14:52:17Z
dc.date.available2025-03-18T14:52:17Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95382
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Glaucia da Silva Britopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 12/12/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa insere-se na linha de Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação do Programa de Po's-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná' (UFPR) e está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa Professor, Escola e Tecnologias Educacionais (GEPPETE). A presente pesquisa possui o seguinte problema: os pedagogos graduados em um curso a distância de uma universidade pública utilizam as tecnologias educacionais em suas práticas pedagógicas? A fim de responder tal indagação essa pesquisa possui como objetivo geral: Analisar as experiências de pedagogos graduados em EaD na UFPR (2015-2020) no uso de tecnologias educacionais em suas práticas pedagógicas. Já os objetivos específicos são: identificar como um curso realizado na modalidade a distância auxilia na utilização das tecnologias educacionais; descrever quais são estas tecnologias e as experiências que relatam os pedagogos em suas práticas pedagógicas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa do tipo exploratório de natureza interpretativa e teve como participação alunos graduados do referido curso já mencionado acima e formados no período de 2015 a 2020. Como fundamentação teórica da presente pesquisa utilizou-se como subsídios principais: LEMOS (2003); BRITO; SIMONIAN (2016); BRITO; PURIFICAÇÃO (2015), LIBÂNEO (2010); NÓVOA (2022) e TARDIF (2014). O instrumento de coleta de dados foi num primeiro momento o questionário online, com perguntas abertas e fechadas, aplicados para 52 pedagogos. No segundo momento realizou-se um grupo focal, com 06 pedagogos, refletindo sobre o fato de ter sido formado num curso na modalidade de Educação a Distância (EaD), contribuiu na utilização das tecnologias educacionais em suas práticas pedagógicas. Para a análise dos dados utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo (AC), na perspectiva de BARDIN (2016). Os dados analisados a partir de três categorias evidenciam a contribuição da EaD para a formação integral dos participantes, promovendo flexibilidade, desenvolvimento de competências tecnológicas e impacto na carreira e na prática pedagógica. Contudo, é importante destacar que o viés pessoal presente em algumas falas, como a realização de um sonho, enriquece a percepção do grupo, pois analisa a experiência educacional e revela como a EaD pode influenciar vidas de maneira significativapt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research is part of the Culture, School, and Formative Processes in Education line of the Graduate Program in Education at the Federal University of Paraná (UFPR) and is associated with the Professor, School, and Educational Technologies Research Group (GEPPETE). The study addresses the following research question: Do pedagogues who graduated from a distance learning program at a public university use educational technologies in their pedagogical practices? To answer this question, the general objective of this research is to analyze the experiences of pedagogues who graduated from the UFPR's distance learning program (2015–2020) in using educational technologies in their pedagogical practices. The specific objectives are: to identify how a distance learning program supports the use of educational technologies; to describe these technologies and the experiences pedagogues report regarding their pedagogical practices. The research was conducted using a qualitative, exploratory, and interpretive approach. The participants included alumni of the aforementioned program who graduated between 2015 and 2020. The theoretical framework of this study draws on the works of Lemos (2003); Brito and Simonian (2016); Brito and Purificação (2015); Libâneo (2010); Nóvoa (2022); and Tardif (2014). Data collection involved two stages: first, an online questionnaire with open and closed questions was administered to 52 pedagogues. Second, a focus group with six pedagogues was conducted to reflect on whether their training in a distance learning program contributed to their use of educational technologies in pedagogical practices. Data analysis was performed using the Content Analysis (CA) technique as proposed by Bardin (2016). The findings, organized into three categories, highlight the contributions of distance education to the holistic formation of participants, fostering flexibility, the development of technological skills, and impact on their careers and pedagogical practices. However, it is noteworthy that the personal dimension in some responses, such as achieving a lifelong dream, enriches the group's perception, humanizes the educational experience, and reveals how distance learning can significantly impact livespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA utilização de tecnologias educacionais : a experiência de pedagogos graduados em um curso a distância de uma universidade pública no período de 2015-2020pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples