Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorScaff, Elisângela Alves da Silvapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorCorreia, Yourssany Raposo Lopespt_BR
dc.date.accessioned2025-03-10T19:21:39Z
dc.date.available2025-03-10T19:21:39Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95224
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Elisângela Scaffpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/03/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa aborda as políticas de formação dos professores da educação básica em São Tomé e Príncipe, com ênfase nas tendências observadas entre 2003 e 2023. A questão central é: quais tendências são evidenciadas nas políticas de formação inicial de professores da educação básica neste período? A metodologia adotada é qualitativa, baseada na análise documental de políticas relevantes, incluindo a Lei de Bases do Sistema Educativo de 2019, a Carta Política Educativa, os Planos Curriculares do Curso de Licenciatura em Educação Básica e a Proposta Curricular da Educação Básica de 2010. Os resultados revelam que as estratégias se alinham à lógica mercadológica, afetando a formação docente, a configuração das instituições e as modalidades de ensino. Observa-se uma continuidade e aprofundamento da influência das agências internacionais na Carta Política Educativa, o que intensifica o controle e a regulação do trabalho docente, particularmente por meio da avaliação e certificação. Conclui-se, a partir dessas análises um embate entre a valorização do profissionalismo e a introdução de uma lógica gerencialista na educação. A formação de professores, a gestão do ensino e a avaliação de resultados em STP são moldadas por políticas que visam a eficiência e a adequação a padrões internacionais, medidas que podem comprometer a autonomia docente e a qualidade do ensino, especialmente em contextos locais diversificados como os países do continente africanopt_BR
dc.description.abstractAbstract: The research addresses the teacher training policies in basic education in São Tomé and Príncipe, with a focus on the trends observed between 2003 and 2023. The central question is: what trends are evident in the initial teacher training policies for basic education during this period? The adopted methodology is qualitative, based on the documental analysis of relevant policies, including the 2019 Education System Framework Law, the Educational Policy Charter, the Curriculum Plans of the Bachelor’s Degree in Basic Education, and the 2010 Basic Education Curriculum Proposal. The results reveal that the strategies align with a market logic, affecting teacher training, the configuration of institutions, and teaching modalities. There is a noted continuity and deepening of the influence of international agencies on the Educational Policy Charter, intensifying control and regulation of teaching work, particularly through evaluation and certification. The analysis concludes that there is a conflict between the valuation of professionalism and the introduction of a managerial logic in education. Teacher training, education management, and result evaluation in São Tomé and Príncipe are shaped by policies aimed at efficiency and alignment with international standards, measures that may compromise teacher autonomy and education quality, especially in diverse local contexts such as those in African countriespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectSao Tomé e Príncipept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePolíticas de formação dos professores da educação básica em São Tomé e Principe : tendências em cursopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples