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dc.contributor.advisorPalcha, Leandro Siqueira, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorSilva, Fernando José dapt_BR
dc.date.accessioned2025-02-20T18:08:48Z
dc.date.available2025-02-20T18:08:48Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95016
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leandro Siqueira Palchapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 24/09/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Com as demandas para a Educação durante a pandemia da COVID-19, professores da rede estadual paranaense passaram a utilizar materiais pré-preparados do programa Aula Paraná. Esses materiais foram disponibilizados por meio do módulo de planejamento do Registro de Classe Online (RCO). Entre eles, os destinados ao componente curricular de Ciências para o oitavo ano do Ensino Fundamental apresentam diversas materialidades discursivas relacionadas ao corpo. A padronização do conteúdo, número de aulas e slides prontos levaram a uma possível automatização do ensino, sendo problematizada nessa pesquisa a seguinte questão: Quais sentidos sobre o corpo masculino podem ser produzidos pelos slides de Ciências do oitavo ano disponibilizados pela plataforma Aula Paraná? Este estudo tem como objetivo geral compreender como o corpo masculino representado nos slides do Aula Paraná pode produzir efeitos de sentidos para aulas de Ciências. Os objetivos específicos incluem identificar conteúdos relacionados ao corpo masculino nos materiais do componente curricular de Ciências e analisar esses materiais usando conceitos desenvolvidos principalmente por Eni Orlandi no Brasil, a partir da perspectiva da Análise de Discurso de linha francesa. Essa abordagem teóricometodológica será aplicada aos materiais didáticos produzidos no segundo trimestre de 2021 e disponibilizada para o oitavo ano do Ensino Fundamental, formando o corpus de análise em busca de possíveis formações discursivas que colaborem para a ideologia "biologizante" e identifiquem deslocamentos de sentidos sobre corpo e o masculino, considerando o dito e o não dito e as formações imaginárias. Durante as análises, os materiais revelaram discursos biologizantes, os quais foram classificados em formações imaginárias do corpo-macho, corpo-doente, corpo-ideal, corporepresentação e corpo-fotografia. Embora o material ofereça poucas possibilidades de interpretações polissêmicas, essas podem ser percebidas e debatidas pelo professor em sala de aula, permitindo deslocamentos de sentido entre os sujeitospt_BR
dc.description.abstractAbstract: With the demands for Education during the COVID-19 pandemic, teachers in Paraná's state education network began to use pre-prepared materials from the Aula Paraná program. These materials were made available through the Planning Module of the Online Class Record (RCO). Among them, those intended for the Science curriculum component for the eighth grade of Middle School present various discursive materialities related to the body. The standardization of content, the number of classes, and ready-made slides led to a potential automation of teaching, which raises the following question in this research: What senses about the male body can be produced by eighth-grade slides provided by the Aula Paraná platform? The general objective of this study is to understand how the Aula Paraná slides for Science classes can produce meanings about the body and masculinity. The specific objectives include identifying content related to the male body in the materials of the Science curriculum component and analyzing these materials using concepts developed primarily by Eni Orlandi in Brazil, from the perspective of French Discourse Analysis. This theoreticalmethodological approach will be applied to the teaching materials provided in the second trimester of 2021 for the eighth grade of elementary school, forming the corpus of analysis in search of possible discursive formations that contribute to the "biologizing" ideology and identify shifts in meanings regarding body and masculinity, considering the said and the unsaid and imaginary formations. During the analysis, the materials revealed biologizing discourses, which were classified within the imaginary formations of the male-body, sick-body, ideal-body, representational-body and photographic-body. Although the material offers few possibilities for polysemic interpretations, these can be perceived and debated by the teacher in the classroom, allowing for shifts in senses between subjectspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCiências (Ensino Fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCorpo humano na educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino audiovisualpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO corpo masculino nos slides do "Aula Paraná" : efeitos de sentidos para as aulas ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeO corpo masculino nos slides do "Aula Paraná" : efeitos de sentidos para as aulas [de] ciênciaspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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