O rádio como veículo publicitário : um estudo do segmento de público das classes A e B na faixa etária de 15 a 29 anos em curitiba
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Data
2003Autor
Carvalho Júnior, Carlos Roberto de
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Resumo : O presente trabalho é uma monografia de conclusão do Curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda - da Universidade Federal do Paraná que procura estudar o Rádio enquanto veículo publicitário no segmento das classes A e B -na faixa etária de 15 a 29 anos- na cidade de Curitiba. Começa por apresentar um histórico do Rádio no mundo, até os anos 60. Em seguida traz um breve histórico do Rádio no Brasil até os anos 30. Passa-se então a estudar o Rádio em sua era de ouro no país, pois a publicidade no Rádio - e a própria programação desse veículo - tem fortes raízes nesse período. Após essa introdução, é abordado o declínio do meio com a chegada da televisão no país e a conseqüente queda dos investimentos publicitários no veículo. O início do desenvolvimento do Rádio no Paraná é tratado logo a seguir. O próximo segmento trata de aspectos técnicos do Rádio, destacando as diferenças existentes entre as freqüências FM e AM. O estabelecimento das rádios FM no Brasil também é analisado. O capítulo seqüente delineia o segmento que o trabalho se propõe a analisar. Nele são apresentados dados sobre o mercado curitibano e são expostas algumas considerações sobre o público jovem em geral. Finalmente, são analisadas três rádios destinadas ao público-alvo delimitado no título da monografia e feitas as inferências cabíveis
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