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dc.contributor.advisorGarcia, Junior Ruiz, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorReizner, Francielipt_BR
dc.date.accessioned2025-01-09T16:29:35Z
dc.date.available2025-01-09T16:29:35Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94269
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Junior Ruiz Garciapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho tem como objetivo analisar a educação como ferramenta de combate à situação de pobreza no Brasil, abordando a relação entre as duas variáveis e trazendo um panorama geral, as perspectivas e os desafios enfrentados pelo país entre 2000 e 2020. Para isso, a pesquisa explora como a expansão do acesso ao ensino e o aumento dos investimentos em educação influenciaram a redução da situação de pobreza no país. A abordagem utilizada foi qualiquantitativa, e os dados secundários utilizados, provenientes de fontes oficiais, como o IBGE e o Banco Mundial. Este estudo conclui que a educação é uma ferramenta crucial para a redução da situação de pobreza. No entanto, visto a situação de pobreza ser um problema multidimensional, a educação é necessária, mas não suficiente, portanto, precisa ser acompanhada de políticas mais abrangentes e integradas para enfrentar as desigualdades sociais de maneira eficazpt_BR
dc.description.abstractAbstract : This study aims to analyze education as a tool to combat poverty in Brazil, addressing the relationship between the two variables and providing an overview, perspectives, and challenges faced by the country between 2000 and 2020. To this end, the research explores how the expansion of access to education and increased investment in education influenced the reduction of poverty in the country. The approach used was qualitative and quantitative, and secondary data was used, from official sources such as the IBGE and the World Bank. This study concludes that education is a crucial tool for reducing poverty. However, since poverty is a multidimensional problem, education is necessary but not sufficient, and therefore needs to be accompanied by more comprehensive and integrated policies to effectively address social inequalitiespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Brasilpt_BR
dc.subjectPobreza - Brasilpt_BR
dc.subjectEvasão escolar - Brasilpt_BR
dc.subjectInclusao social - Brasilpt_BR
dc.titleEducação como ferramenta de combate à situação de pobreza no Brasilpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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