dc.contributor.advisor | Garcia, Junior Ruiz, 1977- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.creator | Reizner, Francieli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-09T16:29:35Z | |
dc.date.available | 2025-01-09T16:29:35Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/94269 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Junior Ruiz Garcia | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho tem como objetivo analisar a educação como ferramenta de combate à situação de pobreza no Brasil, abordando a relação entre as duas variáveis e trazendo um panorama geral, as perspectivas e os desafios enfrentados pelo país entre 2000 e 2020. Para isso, a pesquisa explora como a expansão do acesso ao ensino e o aumento dos investimentos em educação influenciaram a redução da situação de pobreza no país. A abordagem utilizada foi qualiquantitativa, e os dados secundários utilizados, provenientes de fontes oficiais, como o IBGE e o Banco Mundial. Este estudo conclui que a educação é uma ferramenta crucial para a redução da situação de pobreza. No entanto, visto a situação de pobreza ser um problema multidimensional, a educação é necessária, mas não suficiente, portanto, precisa ser acompanhada de políticas mais abrangentes e integradas para enfrentar as desigualdades sociais de maneira eficaz | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : This study aims to analyze education as a tool to combat poverty in Brazil, addressing the relationship between the two variables and providing an overview, perspectives, and challenges faced by the country between 2000 and 2020. To this end, the research explores how the expansion of access to education and increased investment in education influenced the reduction of poverty in the country. The approach used was qualitative and quantitative, and secondary data was used, from official sources such as the IBGE and the World Bank. This study concludes that education is a crucial tool for reducing poverty. However, since poverty is a multidimensional problem, education is necessary but not sufficient, and therefore needs to be accompanied by more comprehensive and integrated policies to effectively address social inequalities | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Pobreza - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Inclusao social - Brasil | pt_BR |
dc.title | Educação como ferramenta de combate à situação de pobreza no Brasil | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |