Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlmeida, José Felipe Araujo de, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorGomes, Fellipe Ribas Rebellopt_BR
dc.date.accessioned2025-01-09T16:28:20Z
dc.date.available2025-01-09T16:28:20Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94268
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Felipe Araujo de Almeidapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho analisa e compara as abordagens de Alfred Marshall, John Maynard Keynes e Wesley Clair Mitchell sobre os ciclos econômicos, destacando suas contribuições para o pensamento econômico. Marshall, representando a escola neoclássica, enfatiza o equilíbrio de longo prazo e o papel do crédito e da moeda na formação dos ciclos. Keynes, em sua Teoria Geral, critica a visão clássica, introduzindo o conceito de demanda efetiva como determinante do nível de emprego e defendendo a intervenção governamental para estabilizar a economia. Mitchell, por sua vez, utiliza uma abordagem empírica e institucionalista, focada na análise de padrões históricos e indicadores econômicos para entender as flutuações cíclicas. O trabalho explora também as comparações entre essas abordagens, evidenciando como diferentes contextos históricos e metodologias influenciaram suas perspectivas. Ao final, o estudo destaca a relevância dessas teorias para a compreensão das dinâmicas econômicas contemporâneas e para o desenvolvimento de políticas eficazes em tempos de instabilidadept_BR
dc.description.abstractAbstract : This study analyzes and compares the approaches of Alfred Marshall, John Maynard Keynes, and Wesley Clair Mitchell regarding economic cycles, highlighting their contributions to economic thought. Marshall, representing the neoclassical school, emphasizes long-term equilibrium and the role of credit and money in shaping cycles. Keynes, in his General Theory, criticizes the classical perspective, introducing the concept of effective demand as a determinant of employment levels and advocating for government intervention to stabilize the economy. Mitchell, on the other hand, employs an empirical and institutionalist approach, focusing on historical patterns and economic indicators to understand cyclical fluctuations. The study also explores comparisons among these approaches, showing how different historical contexts and methodologies influenced their perspectives. Finally, it underscores the relevance of these theories for understanding contemporary economic dynamics and developing effective policies in times of instabilitypt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCiclos econômicospt_BR
dc.subjectHistória econômicapt_BR
dc.titleCiclos econômicos no pensamento econômico : abordagens de Marshall, Keynes e Mitchellpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples