O ENSINO DO DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE DURANTE A PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM DESIGN DE EMBALAGEM
Resumo
Este artigo tem por objetivo relatar e discutir uma experiência didático-pedagógica no ensino do design para a sustentabilidade (DfS) na qual foram trabalhadas duas disciplinas de um curso de graduação em Design Gráfico de uma universidade pública brasileira de forma conjunta, Design de Embalagens e Design para a Sustentabilidade. A atividade foi realizada de forma inteiramente remota devido à pandemia de Covid-19. A metodologia utilizada é o relato de experiência, complementada com revisão bibliográfica, registros gráfico-visuais do processo de trabalho e depoimentos dos estudantes participantes. Neste relato são descritas e discutidas as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas, os resultados obtidos, e aponta-se alguns caminhos que se mostraram promissores a partir da experiência, em especial o uso de plataformas online de planejamento e gestão de projetos aliada ao uso de aplicativos de videoconferência e livros-texto produzidos de forma aberta e colaborativa pela rede de pesquisa LeNS Brazil.
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Dimensão social do design sustentável : contribuições do design vernacular da população de baixa renda
Fukushima, Naotake, 1968- (2009) -
Histórias entre conceito e produção : os diferentes designs dos designers
Strobel, Elisa; Sampaio, Amanda Umlauf; Perussolo, Marcella Jenichen; Pilantir, Natália Lemos (UFPR/DeArtes, 2022) -
Inovação e design estratégico no uso da porcelana no design de luminárias
Dorneles, Carolina Mello (2012)Resumo: Este estudo é composto por uma revisão bibliográfica referente as áreas de Gestão do Design, Design Cerâmico e Design de Luminárias, e por um ensaio que tem como objetivo verificar a viabilidade produtiva e ...