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dc.contributor.authorMaitê Barth
dc.contributor.authorRoberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira
dc.contributor.authorFernanda Luiza de Faria
dc.date.accessioned2024-11-02T01:04:49Z
dc.date.available2024-11-02T01:04:49Z
dc.date.issued2023-02-13
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91980
dc.description.abstractA presente pesquisa busca relacionar o percurso formativo às práticas em sala de aula de professores de Ciências que atuam em uma escola bilíngue (Libras - Português) em Curitiba - Paraná. Em uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, pretende-se analisar o Projeto Político Pedagógico, entrevistas com os professores de Ciências bilíngues, análise de planos de aula e observação das aulas. A pesquisa se fundamenta em conceitos e reflexões trazidas por Deleuze e Guattari na Filosofia da Diferença, que percebe o sujeito surdo como potência diante de imposições dominantes como o ouvintismo e o capitalismo. Ainda, temos autores que abordam a surdez (Quadros e Skliar), formação de professores inclusivos (Giroto e Poker) e Ensino de Ciências Inclusivo (Benite e Benite). Espera-se a divulgação de práticas educacionais bilíngues, reflexões sobre o estereótipo de surdez, inclusão, formação de professores bilíngues e Ensino Médio bilíngue.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofXIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023)
dc.titlePROFESSORES DE CIÊNCIAS BILÍNGUE (LIBRAS - PORTUGUÊS): DA FORMAÇÃO ÀS PRÁTICAS EM UMA ESCOLA BILÍNGUE DE CURITIBA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4965


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