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dc.contributor.authorPaloma Jesus
dc.contributor.authorDenise Stacheski
dc.date.accessioned2024-10-29T12:41:36Z
dc.date.available2024-10-29T12:41:36Z
dc.date.issued2015-09-11
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91829
dc.description.abstractNo ideal de estética euro-brasileiro, a mulher negra foi colocada em posição de inferioridade, recorrendo a produtos para controle capilar a fim de assemelhar-se à mulher branca. Com o advento das mídias sociais e a possibilidade de disseminação da informação por atores sociais, esta realidade está mudando. O incentivo à valorização da beleza negra através da libertação dos crespos é pauta cada vez mais frequente em blogs e páginas do Facebook. Este artigo tem o objetivo de analisar a força das mídias sociais no resgate da identidade da mulher negra através da valorização do cabelo crespo. O grupo analisado se constitui de 130 mulheres, entre 14 e 60 anos, que se auto reconhecem como negras, usuárias do Facebook e residentes em diversas regiões do Brasil. Foi aplicada pesquisa exploratória, quantitativa, a partir de um questionário com sete perguntas objetivas de múltipla escolha e uma subjetiva de resposta opcional. A coleta foi realizada entre os dias 09 de julho a 4 de agosto de 2015.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofVII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2015)
dc.subjectComunicação
dc.titleA libertação do cabelo crespo: o papel das mídias sociais na desconstrução do ideal estético capilar euro-brasileiro
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs55


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