Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAndré dos Santos Filho
dc.date.accessioned2024-10-29T02:31:28Z
dc.date.available2024-10-29T02:31:28Z
dc.date.issued2016-08-22
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91750
dc.description.abstractDiscutir o processo de ensino de criação publicitária é necessário para compreender o funcionamento das práticas comunicativas que incidem na formação de estudantes cada vez mais dinâmicos. Assim, voltamos o presente artigo ao sujeito criativo, o professor de criação publicitária e suas estratégias de ensino nas Instituições de Ensino Superior (IES), com objetivo de estabelecer uma análise comparativa das práticas docentes entre IES públicas e privadas. Não procuramos determinar se uma instituição é melhor que a outra, mas sim mapear e diagnosticar as práticas em sala de aula, investigando e dissertando de forma crítico-reflexiva a respeito do ensino criativo na publicidade, por meio de um trabalho de campo. São observadas quatro IES (USP, UFPR, ESPM e UP) e o comportamento docente em relação aos discentes a partir de seu conhecimento cultural, acadêmico e profissional. Como resultado, verificamos a existência de experiências de ensino que podem ser consideradas inovadoras, sobressaindo-se às práticas institucionalizadas, em todas as instituições, mas é possível destacar diferenças quanto ao viés de inovação das IES públicas e privadas. Vemos também diferenças entre os professores, mas estas dizem mais respeito à formação do docente, enquanto profissional do mercado e seu capital cultural/simbólico – este sendo centro da problemática do artigo, o que constitui o habitus do professor.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofVIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)
dc.titleA INOVAÇÃO E O INSTITUCIONALIZADO NO ENSINO DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE IES PÚBLICAS E IES PRIVADAS
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs280


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples