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dc.contributor.authorPatricia Melo
dc.date.accessioned2024-10-29T02:31:26Z
dc.date.available2024-10-29T02:31:26Z
dc.date.issued2016-08-22
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91735
dc.description.abstractEste artigo apresenta observações de campo referentes à cultura do espaço escolar do Colégio Estadual do Paraná (CEP) tendo como filtro o olhar da Comunicação. O objetivo foi investigar a trama simbólica desta escola com base no fazer cotidiano dos sujeitos, especialmente dos alunos do Ensino Médio, procurando compreender as significações peculiares deste colégio. A análise mostrou que as práticas mais recorrentes observadas neste espaço, representadas por processos comunicativos, têm relação com a memória coletiva, com o engajamento político, com a expressão artística e com a diversidade de gênero – elementos costurados que formam a trama sociocultural do CEP. O estudo, que integra uma das etapas da pesquisa de mestrado em desenvolvimento, utilizou como metodologia a observação participante e como eixo teórico o conceito de cultura da escola (FORQUIN, 1993) e o debate sobre os jovens como sujeitos socioculturais (DAYRELL, 2006). A partir da exploração do campo, novas reflexões foram provocadas. Discutir sobre quem são esses jovens e como eles articulam sua própria cultura – seus modos de ver, de sentir e de aprender – com o espaço escolar, ressignificando suas identidades, é um novo desafio a ser problematizado.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofVIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)
dc.titleA CULTURA DA ESCOLA PELAS LENTES DA COMUNICAÇÃO: uma imersão nas dimensões cotidianas da juventude do Colégio Estadual do Paraná
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs256


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