HIGIENE PESSOAL NO ÂMBITO ESCOLAR
Data
2019-10-14Autor
Jennifer Gomes Silva
Andressa Danielli Pletsch
Nathalia Luiza Evangelista Januário
Sara Tatiana Moreira
Rosangela Araujo Xavier Fujii
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O desenvolvimento desta oficina juntamente a todas as práticas envolvidas, teve como base a disciplina de Projeto Interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Santa Helena, ao qual o Projeto PIBID está inserido e se fez presente no desenvolvimento de todas as práticas aplicadas. Como tema norteador da oficina a ser desenvolvida: higiene pessoal. A higiene pessoal acomete âmbitos sociais, que devem por sua vez estarem inseridos no currículo escolar. Sendo assim, nos foi proposto a elaboração de uma oficina para os alunos do 9º ano do Ensino fundamental com intuito de se trabalhar a higiene pessoal básica e com ênfase nas higienes que não são tratadas no contexto escolar e/ou familiar. O principal objetivo desta oficina, é esclarecer e demonstrar as formas corretas de higienização de acordo com cada região do corpo, bem como os produtos corretos e incorretos e desmistificar a higiene íntima e nos atos de masturbação, sendo que os públicos alvos da oficina já estão passando pelos processos de puberdade. Para o maior aceite dos alunos sobre o tema, realizou-se a inserção de materiais audiovisuais, e atividades dinâmicas como, jogo de tabuleiro de chão, confecção de meios de cultura para observar o crescimento de micro-organismos em diferentes partes do corpo, analogia com a produção de café bebível e confecção de gel que possibilita a visualização de regiões não higienizadas corretamente com luz negra. No entanto, os resultados obtidos após a aplicação da oficina foram satisfatórios, sendo que os alunos deram devolutiva da oficina por meio de avaliação que lhes foi disponibilizado.