• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Dificuldades dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental ao ministrar aulas de matemática

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - DULCE STELA SCHRAMME.pdf (1.451Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Schramme, Dulce Stela
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Dificuldades dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao ministrar aulas de Matemática é tema da presente investigação. Insere-se no campo de investigação da formação de professores, mais especificamente da formação de professores multidisciplinares que ministram aulas de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa guia-se a partir do seguinte problema: Quais as dificuldades do professor multidisciplinar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em relação ao ensino da Matemática? Tem como objetivo geral analisar as dificuldades do professor multidisciplinar dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em relação ao ensino da Matemática. Para tanto, caracteriza-se como uma pesquisa de método qualitativo e de cunho exploratório, cujos dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Como campo de investigação, foram escolhidas duas escolas da regional Matriz da Rede Municipal de Curitiba. Ao todo, foram entrevistados 10 professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo 5 de cada escola (um de cada ano de ensino). Para a análise dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). As entrevistas foram organizadas em 4 categorias: Dificuldades em relação à formação profissional docente; Dificuldades em relação aos estudantes; Dificuldades em relação à Matemática e Dificuldades em relação ao ensino. Como resultado das análises, foi identificada a necessidade de uma reestruturação na formação de professores na área de Matemática, com a ampliação/reformulação dos currículos dos cursos de Pedagogia, para abranger lacunas relacionadas tanto ao conteúdo específico de Matemática, quanto em relação às metodologias de ensino. Outro aspecto importante da análise é a necessidade de formação continuada, que ofereça suporte constante e personalizado de acordo com as dificuldades específicas de cada professor.
     
    Abstract: Difficulties faced by teachers in the Early Years of Elementary School when teaching Mathematics classes are the subject of this investigation. It falls within the research field of teacher training, more specifically the training of multidisciplinary teachers who teach Mathematics classes in the Initial Years of Elementary School. The research is guided by the following problem: What are the difficulties of multidisciplinary teachers in the Early Years of Elementary School in relation to teaching Mathematics? Its general objective is to analyze the difficulties of multidisciplinary teachers in the Initial Years of Elementary School in relation to teaching Mathematics. To this end, it is characterized as a qualitative and exploratory research method, whose data were obtained through semi-structured interviews. As a field of investigation, two schools from the regional Matrix of the Municipal Network of Curitiba were chosen. In total, 10 teachers from the Initial Years of Elementary School were interviewed, 5 from each school (one from each year of education). To analyze the data, Bardin's Content Analysis (2011) was used. The interviews were organized into 4 categories: Difficulties in relation to professional teaching training; Difficulties in relation to students; Difficulties in relation to Mathematics and Difficulties in relation to teaching. As a result of the analyses, the need for restructuring teacher training in the area of Mathematics was identified, with the expansion/reformulation of the curricula of Pedagogy courses, to cover gaps related both to the specific content of Mathematics and in relation to teaching methodologies. teaching. Another important aspect of the analysis is the need for continuing training courses, which offer constant and personalized support according to the specific difficulties of each teacher.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/90297
    Collections
    • Dissertações [204]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV