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dc.contributor.advisorHarder, Eduardo, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.creatorBarbosa, Marcos Vinicius Belmontept_BR
dc.date.accessioned2024-09-23T19:56:14Z
dc.date.available2024-09-23T19:56:14Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89831
dc.descriptionOrientador: Eduardo Harderpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo de campo realizado no curso de especialização em questão social da perspectiva interdisciplinar se propõe a explorar e compreender melhor a educação do campo, algumas das comunidades caiçaras e a educação e cultura das escolas indígenas do litoral paranaense, assim como algumas escolas das ilhas aqui localizadas. Visa expor o impacto dessas comunidades, tanto na parte econômica do litoral como da educação e cultura do povo litorâneo. Trabalho sobre as impressões deixadas em visitas às escolas do litoral, escolas indígenas e algumas escolas das ilhas situadas nos municípios litorâneos. A importância dessas escolas e comunidades para o desenvolvimento do litoral é notório, assim como é perceptível a necessidade de melhores investimentos do governo do estado, federal e municipal. O foco principal do trabalho foi em uma das comunidades, denominada comunidade do Cabaraquara, que por sua vez, cultiva e comercializa ostras, mas vai para muito além disso, pois conserva a área e atrai grande turismo pela gastronomia e beleza do lugar. Sobre a educação do campo, sabemos que em um ambiente do meio rural é diferente do tradicional e deveria ser tratado de forma diferente, com professores preparados para essa realidade e com um olhar mais atento dos órgãos competentes. As escolas do litoral, pelo que vi e vivi de experiência, deveriam também ser tratadas com um olhar de educação do campo com suas adaptações é claro. O trabalho mostra o que é de fato a educação do campo e quais suas necessidades para melhorar. Portanto o trabalho todo é um caminhar filosófico por todo o litoral, visitando e aprendendo sobre toda essa cultura, conhecendo de forma humilde e tentando entender melhor o pensamento do povo caiçara, como são chamados, assim como compreender seu trabalho e seu esforço em tornar importante seu local, sua casa e todas as suas comunidades.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectCaiçaraspt_BR
dc.subjectIndígenas - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Paranápt_BR
dc.titleA educação do campo e suas concepções : impressões sobre as comunidades caiçaras, escolas indígenas e o caminho das ostras da comunidade de Cabaraquara.pt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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