A interdisciplinaridade e a autonomia discente na formação em informática e cidadania : a experiência da Incubadora Tecnológica de Desenvolvimento Social - ITDS
Resumo
Resumo: O presente trabalho apresenta a trajetória vivenciada nos quatro anos de formação no curso de Informática e Cidadania dentro da Universidade Federal do Paraná, principalmente a participação universitária no projeto de extensão Incubadora Tecnológica de Desenvolvimento Social. Neste processo focamos a demonstração de dois produtos desenvolvidos no período de dois anos, o mais importante deles, o prontuário eletrônico produzido em conjunto com acadêmicos do curso de Serviço Social, para ser utilizado pelos profissionais da área de assistência social dos municípios do litoral paranaense. O sistema apresentado teve como objetivo agilizar o atendimento, melhorar a gestão e subsidiar o planejamento de novas ações na área da assistência social desses municípios. No presente trabalho, tivemos como objetivo fazer uma análise do processo de formação discente no curso de Informática e Cidadania através das distintas estratégias pedagógicas adotadas pelo Curso e centralmente pela participação no referido projeto de extensão. O referencial teórico baseou-se no debate sobre aprendizagem interdisciplinar, autonomia discente e extensão universitária sob os quais foram analisados os documentos do Projeto Político Pedagógico do Setor Litoral e Projeto Pedagógico do Curso de Informática e Cidadania e produzidas reflexões a partir de nossa vivência acadêmica. A metodologia utilizada se caracterizou por pesquisas bibliográficas e análise documental a partir de livros, artigos, documentos e também no conhecimento empírico adquirido na formação do curso de Informática e Cidadania. Os resultados apresentam os caminhos percorridos durante o desenvolvimento do projeto, mostrando as dificuldades e também a grande ferramenta de aprendizagem que é a extensão universitária. Abstract: This paper aims to show the experienced path during four years of graduation in I.T. and Citizenship at Federal University of Parana – Coastal Sector. It focuses the participation of students in the extension program "Technological Incubator of Social Development". In this process were developed two products. The most important of them was an electronic record, produced in conjunction with students of Social Service, to be used by social workers of municipalities of Parana coast. The presented system aimed to streamline treatment, improve management and support planning of new actions in the area of social assistance in these municipalities. We also aimed to analyze the process of graduation in I.T. and Citizenship through different pedagogical methods employed by the Course and especially by participation in said extension program. The theoretical background was based on the discussion on interdisciplinary learning, student autonomy and university extension by analyzing the documents of the Political and Educational Project of UFPR – Coastal Sector and Pedagogical Project of I.T. and Citizenship producing reflections on our academic experience. The methodology used was characterized by bibliographic searches and document analysis from books, articles, documents and also on empirical knowledge obtained from our graduation. The results show the followed path during the development of the project, showing the difficulties as well as the great learning tool that is the university extension.