Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAgranionih, Neila Tonin, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSantos, Rosimeri Aparecida dospt_BR
dc.date.accessioned2024-05-28T16:34:35Z
dc.date.available2024-05-28T16:34:35Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88309
dc.descriptionOrientador: Profa.Dra. Neila Tonin Agranionihpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 64-66pt_BR
dc.description.abstractResumo : O propósito deste estudo foi investigar o que crianças com quatro e cinco anos sabem sobre medidas de comprimento. A pesquisa foi realizada em uma Escola Municipal do município de Curitiba, com 13 crianças de Pré 1. Para isso foram realizadas cinco rodas de conversas onde as crianças responderam perguntas relacionadas ao tema abordado. A partir das questões colocadas pela pesquisadora as crianças expressaram suas hipóteses sobre o que é medir, sobre como e com que se mede largura e distância. A partir da análise dos dados obtidos observou-se que as crianças relacionam medir com a ação de medir e com instrumentos de medida como a balança e a régua. Também expressam que a finalidade de medir relaciona-se ao saber o tamanho. Os resultados da pesquisa mostraram que as noções que as crianças têm sobre medidas foram construídas nas experiências que vivenciaram dentro ou fora da escola e envolveram ações de medirpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEstudo de casospt_BR
dc.subjectMedidas de comprimentopt_BR
dc.subjectPercepção em criançaspt_BR
dc.subjectAprendizagem - Matemáticapt_BR
dc.titleMedidas de comprimento na educação infantil com crianças de 4 a 5 anospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples