dc.contributor.advisor | Kruszielski, Leandro, 1979- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Borin, Débora Cristina da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:10:24Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T18:10:24Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/87741 | |
dc.description | Orientador: Profa: Leandro Kruszielski. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 24-26 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O contexto brasileiro apresenta diversas situações em que os indivíduos vivenciam momentos de difícil assimilação e enfrentamento dos problemas. Com isso, pesquisadores notaram que em algumas pessoas esse enfrentamento resultava em uma adaptação positiva, superando as situações difíceis. A partir disso, estudos foram realizados em torno da resiliência. A presente pesquisa compreende a importância da promoção da resiliência, sobretudo no âmbito educativo. Tem-se como objetivo apresentar a origem do termo e seu conceito, bem como a história da resiliência, relacionando a resiliência com o ambiente escolar e corroborando com uma análise de estudos empíricos no contexto brasileiro. Através dessa pesquisa verificou-se como o estudo da resiliência é compreendido no meio acadêmico nos níveis de ensino, fundamental, médio e superior. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Resiliência | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Promoção da resiliência em ambientes educativos | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |