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dc.contributor.advisorFonseca, Angela Couto Machado, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direitopt_BR
dc.creatorMazurkevic, Tiago Galanpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-11T19:02:59Z
dc.date.available2024-03-11T19:02:59Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87071
dc.descriptionOrientadora: Angela Couto Machado Fonsecapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direitopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho investiga o papel da imagem, em especial a imagem fotográfica, na manutenção ou rompimento de determinados quadros normativos. Para tanto, utilizando a noção de enquadramento proposta por Judith Butler, identificaremos as nuances normativas da imagem e seus pontos de contato com as estruturas jurídicas contemporâneas. Nessa análise, que parte da atuação política dos enquadramentos, e consequentemente da fotografia, poderemos compreender, em um primeiro momento, como o recorte fotográfico estabelece as vidas visíveis e sua distribuição hierárquica no plano da aparência. Isto é, como os quadros normativos presentes em registros fotográficos possuem relação com a perpetuação de desigualdades e exclusões no âmbito juridico-politico. Em um segundo momento, analisaremos a capacidade transitiva da imagem, a partir da qual o corpo violado, antes desconsiderado, pode recuperar sua humanidade e gerar comoção e crítica. Será a partir do (re)enquadramento de tais retratos que uma nova matriz interpretativa torna possível a reconsideração ética e o reconhecimento da humanidade onde antes não era percebida.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study delves into the role of imagery, particularly photographic imagery, in either upholding or challenging specific normative frameworks. To achieve this, drawing upon Judith Butler's framing concept, we aim to pinpoint the normative intricacies of imagery and their intersections with contemporary legal structures. This analysis, rooted in the political agency of framing and consequently photography, allows us, initially, to comprehend how photographic composition establishes visible lives and their hierarchical distribution within the realm of appearance. In other words, it explores how normative frameworks within photographic records relate to the perpetuation of inequalities and exclusions in the legal-political sphere. Moreover, we will explore the transitive capacity of imagery, wherein the violated body, previously disregarded, may reclaim its humanity, eliciting empathy and critique. It is through the (re)framing of such portrayals that a new interpretative framework enables ethical reconsideration and the acknowledgment of humanity where it was previously imperceptible.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.titleFotografia e enquadramento : capacidade político-jurídica da imagempt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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