dc.contributor.advisor | Gouveia, Andréa Barbosa, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Michele Jiombra Alves de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T16:48:23Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T16:48:23Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86775 | |
dc.description | Orientador: Profa Doutora Andrea Barbosa Gouveia. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 60-64 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho intitulado "Formação de professores e valorização do magistério: Uma análise dos planos de carreira dos municípios paranaenses" visa analisar as perspectivas de formação de professores como um dos aspectos que contribuem para a profissionalização, para tal, tem um eixo de discussão centrado na perspectiva político- histórica que permeia a profissão docente. O texto trata de legislações federais, estaduais e municipais em diálogo com a literatura pertinente ao tema, apresentando os dispositivos encontrados que se relacionam diretamente com a valorização dos docentes da educação básica em 200 planos de carreira de municípios paranaenses. Destaca-se aqui o foco no detalhamento de elementos contidos nos planos de carreira docente sobre a formação inicial e continuada de professores das redes de ensino dos municípios do estado do Paraná em um comparativo, principalmente, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 e o Plano Nacional de Educação de 2014. Ao todo, trabalhou-se com dados de 196 planos de carreiras que foram encontrados por meio da Rede Mundial de Computadores e registrados no Banco de Dados da Pesquisa "Sindicalismo Docente e o Piso Salarial Profissional no Estado do Paraná", de autoria da Prof.a Dra. Andrea B. Gouveia. Como conclusão principal foi possível identificar que os planos de carreira privilegiam a formação de nível médio para a educação infantil e o nível superior para o ensino fundamental, o que ainda que siga a legislação federal, o faz oficializando uma desigualdade interna na profissão. Outro destaque é a presença mais frequente de formação continuada no âmbito da especialização e a valorização de cursos de mestrados e doutorado concentrado em grandes centros. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Professores - Salários, etc | pt_BR |
dc.subject | Carreiras - Formação | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Legislação | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Formação de professores e valorização do magistério : uma análise dos planos de carreira dos municípios paranaenses | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |