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dc.contributorCaetano, Mayara Marquitopt_BR
dc.contributor.advisorMoro, Catarina de Souza, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorBueno, Fernanda Canovapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T15:35:51Z
dc.date.available2024-08-08T15:35:51Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86734
dc.descriptionOrientador: Prof.a Dra. Catarina Moropt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 74-75pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo teve o objetivo de apontar a autonomia e o autocuidado no método de Maria Montessori, buscando articular a proposição original com interpretações e repercussões atuais sobre esta pedagogia para a infância, focalizando, mais especificamente, o período dos 3 aos 6 anos. Para tais reflexões, a organização do texto se deu a partir do tripé: ambiente; materiais sensoriais e de vida prática e; ação do professor. A fim de ampliar estas discussões e articular relatos sobre as repercussões atuais do método, desenvolvemos como pesquisa de campo, entrevistas com três gestoras da Educação Infantil de escolas montessorianas de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Frente a isso, constatamos que a metodologia de Montessori, construída no início do século XX, possibilita resgatar discussões que ainda são atuais. Além disso, mesmo que estes conceitos apareçam na literatura montessoriana com outras denominações o significado de autonomia e autocuidado ressoa nas propostas da autora com a mesma intencionalidade, a fim de destacar a importância de uma atmosfera de liberdade e de autoeducação no processo de aprendizagem da criança.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This study aimed to point out autonomy and self-care in the Maria Montessori method, seeking an original proposition with interpretations and repercussions on this pedagogy for childhood, focusing, more specifically, the period of 3 to 6 years. For such reflections, an organization of the text was given from the tripod: environment; sensory materials and practical life; action of the teacher. In order to broaden the research and articulate the reports about the repercussions of current teaching, we developed, such as field research, the interviews with three managers of the Early Childhood Schools of São Paulo, Paraná and Santa Catarina. In view of this, we found out that the Montessori methodology, constructed at the beginning of the twentieth century, permits the exchange of arguments that are still current. Moreover, even if these concepts appear in the Montessori literature in another denomination, the meaning of self-sufficiency and self-care in the author's applications with the same intentionality, in order to emphasize the importance of a climate of freedom and self-education in the process of learning process.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMontessori, Metodo de educaçãopt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.titleAutonomia e autocuidado na pedagogia Montessori : repercussões atuais na educação infantilpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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