Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorYampolschi, Roseane, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorMoraes, Suellen Geanne dept_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T11:58:38Z
dc.date.available2024-01-18T11:58:38Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86069
dc.descriptionOrientadora: Roseane Yampolschipt_BR
dc.descriptionMonografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho teve por finalidade a criação da peça Matrioska, composta para três vozes e três flautas, cujo processo composicional se propôs a explorar o papel do corpo na criação musical por meio do conceito de gesto musical. Para isso, a revisão bibliográfica realizada sobre o conceito de gesto musical e sobre a mudança de paradigma em relação ao papel do corpo na experiência humana contribuiu para sustentar esta pesquisa ao mesmo tempo em que ampliou minha compreensão acerca dessas ideias, tornando possível sua utilização no contexto criativo. O corpo, compreendido aqui como agente do processo criativo e da experiência estética da música, indicou meios para que eu pudesse relacionar gestos musicais a sensações corporais. A definição de gesto musical envolveu ideias de diferentes autores que o compreendem sob diferentes perspectivas e cada um contribuiu para delinear esse conceito nesta pesquisa. Para me situar em relação ao uso do gesto no contexto da composição musical, analisei uma peça de outra compositora com o objetivo de destacar algumas maneiras de usar o gesto de acordo com a intenção pretendida pelo compositorpt_BR
dc.description.abstractAbstract : This work aimed to create the piece Matrioska, composed for three voices and three flutes, whose compositional process aimed to explore the role of the body in musical creation through the concept of musical gesture. To achieve this, the literature review carried out on the concept of musical gesture and on the paradigm shift in relation to the role of the body in the human experience contributed to support this research at the same time it expanded my understanding of these ideas, making their use possible in the creative context. The body, understood here as an agent of the creative process and the aesthetic experience of music, indicated ways in which I could relate musical gestures to bodily sensations. The definition of musical gesture involved ideas from different authors who understand it from different perspectives and each contributed to outline this concept in this research. In order to situate myself in relation to the use of gesture in the context of musical composition, I analyzed a piece by another composer in order to highlight some ways of using gesture according to the composer's intentionpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsica corporalpt_BR
dc.subjectComposição (Música)pt_BR
dc.subjectMúsica - Filosofia e estéticapt_BR
dc.titleO corpo na composição musical : o processo de criação da peça Matrioskapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples