O processo de avaliação escolar visando o desenvolvimento do aluno
Resumo
Resumo : Este estudo, denominado "O Processo de Avaliação Escolar Visando o Desenvolvimento do Aluno", constitui uma reflexão sobre as práticas de avaliação do desempenho escolar. O objetivo desta pesquisa é buscar compreender as atuais formas de avaliação escolar para saber como ajudar e motivar os alunos. É proveniente de pesquisas bibliográficas e artigos relacionados ao assunto, cujo referencial teórico adotado permite analisar as dificuldades e diferenças que permeiam suas práticas em nosso país. Para a realização deste estudo, foram investigados livros e artigos de autores que tratam do tema aqui abordado. Na tentativa de ampliar estes estudos, questionamos algumas pedagogas da Rede Pública na Educação Básica acerca da forma atual de avaliação praticada nas instituições em que atuam. Para ilustrar, foram buscados, também, dados sobre a participação dos alunos, para o que elaborou-se um questionário no Documentos Google, com perguntas abertas para dez jovens estudantes da rede pública e privada. Cinco delas foram respondidas. Três foram selecionados para análise, tomando como base os conceitos e categorias de autores que tratam do assunto. Os resultados obtidos identificam que a avaliação nem sempre acontece de modo eficaz, revelando mais pontos negativos do que positivos na forma como tem sido adotada. Desta forma, compreende-se que faz-se necessária uma mudança na forma de avaliação. É preciso desenvolver práticas capazes de despertar o interesse dos alunos para torná-los mais participativos, permitindo-lhes que avancem em seu aprendizado, superando eventuais dificuldades. Abstract : This study, called "The School Evaluation Process in Student Development", is a reflection on the practices of evaluating school performance. The objective of this research is to seek to understand the current forms of school evaluation to learn how to help and motivate students. It comes from bibliographic research and articles related to the subject, whose adopted theoretical framework allows analyzing the difficulties and differences to analyze the difficulties and references that permeate their practices in our country. In order to carry out this study, the bibliography of works and articles by authors dealing with learning assessment was investigated. When expanding it, we questioned some pedagogues from the Public Network in Basic Education. Together with them, we approach the form of the evaluation carried out in the institutions in which they operate. In the search for data on student participation, a questionnaire was created in Google Docs, with open questions. We directed them to ten young students from public and private schools. Five of them were answered, and three were selected for analysis. In view of their responses, analyzes were performed, based on the concepts and categories of authors dealing with the subject. The results obtained identify that the evaluation does not always happen effectively, showing negative and positive points. Thus, it is understood that a change in the form of evaluation is necessary. It is necessary to develop practices capable of arousing the interest of students to make them more participatory, making them advance in their learning, overcoming difficulties.
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- Pedagogia [616]