Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSagatio, Sandra Guimarãespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorNeubarth, Maitê Fátima Boddypt_BR
dc.date.accessioned2023-11-27T14:42:21Z
dc.date.available2023-11-27T14:42:21Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85243
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Sandra Guimarães Sagatiopt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho de conclusão de curso, teve como objetivo explicar e compreender por meio da revisão bibliográfica as individualidades e características de alunos diagnosticados com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista, durante o processo de alfabetização. Com o intuito de responder as seguintes questões: Como preparar o professor para atuar com alunos com necessidades educacionais especiais? Como identificar as dificuldades e ampliar as potencialidades de alunos com Down e Autismo na fase de alfabetização? Como o Profissional de Apoio à Inclusão Escolar pode influenciar nesse processo? Para a realização dessa pesquisa, foram utilizados livros e artigos de diversos autores, dentre eles: Soares (2020), Vygotsky (1991), Gardner (1983), Piaget (1978), Ferreiro (1970) e Teberosky (1970). Os quais corroboraram com a importância que deve ser atribuída pelos profissionais da educação e pela comunidade de maneira geral, ao desenvolvimento do estudante, em sua fase de aprendizagem, conhecendo seu ritmo, habilidades e hesitações, independente do período em que se encontra dentro do currículo escolarpt_BR
dc.description.abstractAbstract : The objective of this course completion paper was to explain and understand, by means of a literature review, the individualities and characteristics of students diagnosed with Down Syndrome and Autistic Spectrum Disorder, regarding the literacy process. In order to answer the following questions How to prepare the teacher to act with students with special educational needs? How to identify the difficulties and enhance the potential of students with Down syndrome and Autism in the literacy phase? How can the Support Professional for School Inclusion influence this process? To carry out this research, we used books and articles from several authors, among them: Soares (2020), Vygotsky (1991), Gardner (1983), Piaget (1978), Ferreiro (1970) and Teberosky (1970). The results corroborate the importance that should be attributed by education professionals and by the community in general to the development of the student in his/her learning phase, knowing his/her rhythm, abilities, and hesitations, regardless of the period in which he/she is within the school curriculumpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectDown, Síndrome dept_BR
dc.subjectCrianças autistaspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleSíndrome de down e o transtorno do espectro autista : diagnóstico duplo e o processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples