Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSerbena, José Pedro Mansueto, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Físicapt_BR
dc.creatorSilveira, Leandro Matheus Ratske dapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-08T20:06:45Z
dc.date.available2023-12-08T20:06:45Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84433
dc.descriptionOrientador: Profº Drº José Pedro Mansueto Serbenapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Física.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O uso de experimentos de baixo custo em aulas de ciências, sobretudo nas aulas de Física, são propostas já realizadas (e com muito sucesso) por diversos professores, relatadas em diversas pesquisas de Ensino de Ciências e Física. Neste trabalho, buscamos mostrar outra vantagem dos experimentos de baixo custo: a construção. Apesar de não propormos uma sequência didática, realizamos uma discussão acerca das potencialidades que a construção do experimento apresenta, no sentido de fomentar a problematização dos temas abrangidos pelo experimento e contribuir para que o estudante adquira habilidades de construção e pensamento crítico. O cenário para essa discussão é o relato da construção de um laboratório didático de baixo custo sobre circuitos elétricos, que pretende explorar conceitos sobre associação de resistores e Ponte de Wheatstone. Foi realizada também uma revisão conceitual sobre o tema, buscando esclarecer quaisquer arestas conceituais. Também apresentamos um manual de como construir o experimento relatado e ensaios utilizando-o.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The use of low cost experiments in science classes, especially in physics classes, are proposals already made (and with great success) by several professors, reporting exhaustion in the researches of Science and Physics Teaching. In this work, we try to show another advantage of the low cost experiments: the construction. Although we did not propose a didactic sequence, we conducted a discussion about the potentialities that the construction of the experiment present, in order to foster the problematization of the themes covered by the experiment and to contribute to the student's acquisition of construction skills and critical thinking. The scenario for this discussion is the report of the construction of a low cost didactic laboratory on electrical circuits, which intends to explore concepts about the association of resistors and Wheatstone Bridge. A conceptual review was also carried out on the theme, seeking to clarify any conceptual edges. We also present, in the appendix, a manual on how to construct the reported experiment and trials using it.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLaboratórios - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiencia - Experiênciaspt_BR
dc.subjectCircuitos eletricospt_BR
dc.titleConstrução de um mini-laboratório de circuitos elétricospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

No Thumbnail [100%x80]

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples