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dc.contributorDistefano, Malu Aparecida Campospt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Luciane Paiva Alves de, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorAlbuquerque, Hiris Caroline Medeiros dept_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:10:39Z
dc.date.available2024-08-08T18:10:39Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82502
dc.descriptionOrientador: Prof.a Dr.a Luciane Paiva Alves de Oliveirapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 26-28pt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa tem por objetivo tratar das relações entre a organização dos espaços nas instituições de educação infantil e o desenvolvimento da formação estética. Partimos do pressuposto de que os arranjos espaciais podem contribuir de maneira significativa na formação do senso estético das crianças, porém, temos notado, a partir de experiências empíricas de ordem profissional, que embora haja um grande avanço no campo teórico à respeito da organização dos espaços na educação infantil, ainda há muito o que avançar no dia-a-dia das instituições. A partir de leituras que apresentam sobre a influência dos espaços na construção e no desenvolvimento da formação estética, decorreu a hipótese do trabalho, de que o espaço da instituição de educação infantil deve ser definido pelos sujeitos, em uma construção solidária, pois a organização adequada do espaço se torna um fator decisivo na construção da autonomia intelectual e social das crianças. Para fundamentar o trabalho, fizemos uma análise do livro O papel do ateliê na educação infantil: A inspiração de Reggio Emilia, que nos mostra o caminho percorrido por Reggio Emilia na construção de espaços na educação infantil que favorecessem a formação estética das crianças, que através dos ateliês, proporcionaram o desenvolvimento da criatividade e autonomia, colocando a criança como sujeito ativo e participativo do seu processo de ensino- aprendizagem. Neste sentido, não apenas o ateliê deve oportunizar essas vivencias, mas todo o ambiente escolar deve possibilitar espaços de experiência e de construção, onde os processos criativos das crianças sejam instigados. Assim, percebe-se a importância de um espaço planejado e organizado, o qual possa ser estimulador de aprendizagens, fortalecendo as linguagens que estão sendo representadas e contribuindo para a construção cultural dos sentidos, da sensibilidade.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEscolas - Mobiliário e equipamentopt_BR
dc.titleA experiência do Ateliê na organização dos espaços de educação infantil e suas repercussões sobre a formação estéticapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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