dc.contributor | Distefano, Malu Aparecida Campos | pt_BR |
dc.contributor.other | Oliveira, Luciane Paiva Alves de, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Albuquerque, Hiris Caroline Medeiros de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:10:39Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T18:10:39Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/82502 | |
dc.description | Orientador: Prof.a Dr.a Luciane Paiva Alves de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 26-28 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta pesquisa tem por objetivo tratar das relações entre a organização dos espaços nas instituições de educação infantil e o desenvolvimento da formação estética. Partimos do pressuposto de que os arranjos espaciais podem contribuir de maneira significativa na formação do senso estético das crianças, porém, temos notado, a partir de experiências empíricas de ordem profissional, que embora haja um grande avanço no campo teórico à respeito da organização dos espaços na educação infantil, ainda há muito o que avançar no dia-a-dia das instituições. A partir de leituras que apresentam sobre a influência dos espaços na construção e no desenvolvimento da formação estética, decorreu a hipótese do trabalho, de que o espaço da instituição de educação infantil deve ser definido pelos sujeitos, em uma construção solidária, pois a organização adequada do espaço se torna um fator decisivo na construção da autonomia intelectual e social das crianças. Para fundamentar o trabalho, fizemos uma análise do livro O papel do ateliê na educação infantil: A inspiração de Reggio Emilia, que nos mostra o caminho percorrido por Reggio Emilia na construção de espaços na educação infantil que favorecessem a formação estética das crianças, que através dos ateliês, proporcionaram o desenvolvimento da criatividade e autonomia, colocando a criança como sujeito ativo e participativo do seu processo de ensino- aprendizagem. Neste sentido, não apenas o ateliê deve oportunizar essas vivencias, mas todo o ambiente escolar deve possibilitar espaços de experiência e de construção, onde os processos criativos das crianças sejam instigados. Assim, percebe-se a importância de um espaço planejado e organizado, o qual possa ser estimulador de aprendizagens, fortalecendo as linguagens que estão sendo representadas e contribuindo para a construção cultural dos sentidos, da sensibilidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Mobiliário e equipamento | pt_BR |
dc.title | A experiência do Ateliê na organização dos espaços de educação infantil e suas repercussões sobre a formação estética | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |