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    A experiência do Ateliê na organização dos espaços de educação infantil e suas repercussões sobre a formação estética

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    HIRIS CAROLINE MEDEIROS DE ALBUQUERQUE.pdf (817.2Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Albuquerque, Hiris Caroline Medeiros de
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Esta pesquisa tem por objetivo tratar das relações entre a organização dos espaços nas instituições de educação infantil e o desenvolvimento da formação estética. Partimos do pressuposto de que os arranjos espaciais podem contribuir de maneira significativa na formação do senso estético das crianças, porém, temos notado, a partir de experiências empíricas de ordem profissional, que embora haja um grande avanço no campo teórico à respeito da organização dos espaços na educação infantil, ainda há muito o que avançar no dia-a-dia das instituições. A partir de leituras que apresentam sobre a influência dos espaços na construção e no desenvolvimento da formação estética, decorreu a hipótese do trabalho, de que o espaço da instituição de educação infantil deve ser definido pelos sujeitos, em uma construção solidária, pois a organização adequada do espaço se torna um fator decisivo na construção da autonomia intelectual e social das crianças. Para fundamentar o trabalho, fizemos uma análise do livro O papel do ateliê na educação infantil: A inspiração de Reggio Emilia, que nos mostra o caminho percorrido por Reggio Emilia na construção de espaços na educação infantil que favorecessem a formação estética das crianças, que através dos ateliês, proporcionaram o desenvolvimento da criatividade e autonomia, colocando a criança como sujeito ativo e participativo do seu processo de ensino- aprendizagem. Neste sentido, não apenas o ateliê deve oportunizar essas vivencias, mas todo o ambiente escolar deve possibilitar espaços de experiência e de construção, onde os processos criativos das crianças sejam instigados. Assim, percebe-se a importância de um espaço planejado e organizado, o qual possa ser estimulador de aprendizagens, fortalecendo as linguagens que estão sendo representadas e contribuindo para a construção cultural dos sentidos, da sensibilidade.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82502
    Collections
    • Pedagogia [616]

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