Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWeihermann, Silvana, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.creatorJorge, Brunapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-07T20:08:47Z
dc.date.available2025-04-07T20:08:47Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82424
dc.descriptionOrientador: Silvana Weihermannpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta monografia – Centro Municipal de Educação Infantil no centro de Curitiba – apresenta uma pesquisa fundamentada na necessidade de implantação de um CMEI no centro da cidade. O trabalho se enquadra dentro dos movimentos urbanísticos contemporâneos de reocupação do centro das grandes cidades, e se justifica pela ausência de um equipamento desse tipo no bairro mencionado e pela importância de uma implantação próxima ao local de trabalho dos pais. O objetivo geral deste trabalho é pesquisar espaços escolares projetados para a educação infantil e, a partir disso, definir as diretrizes gerais para o projeto do CMEI. A metodologia aplicada para se atingir esses objetivos foi bibliográfica de abordagem qualitativa, baseada na interpretação e comparação dos dados coletados de referências em material impresso e virtual, levantamento in loco e estudos de caso. Para tanto, este trabalho está organizado em sete capítulos que procuram incluir as partes constituintes de uma monografia de pesquisa: introdução, fundamentação teórica, estudo de correlatos, análise da realidade, diretrizes de projeto e considerações finais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This monograph - Municipal Center for Early Childhood Education in the center of Curitiba - presents a research based on the need to implement a CMEI in the city center. This work fits within contemporary urbanistic movements of reoccupation of big cities center and is justified by the absence of such facility in the neighborhood and by the relevance of a deployment close to the parent’s workplace. The main objective of this work is to research school spaces designed for early childhood education and, from this, to define general guidelines for the CMEI project. The methodology applied to reach these objectives was a qualitative bibliographical approach, based on the interpretation and comparison of data collected from references in printed and electronic materials, on site surveys and case studies. To this purpose, this work is organized in seven chapters that aim to compose the constituent parts of a research monograph: introduction, theoretical foundation, correlates study, reality analysis, project guidelines and final considerations.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEdifícios escolares - Projetos e plantaspt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectEducação pré-escolarpt_BR
dc.subjectCreches - Curitiba (PR)pt_BR
dc.titleCentro municipal de educação infantil no centro de Curitibapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples