dc.contributor.advisor | Garson, Marcelo | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | pt_BR |
dc.creator | Bittencourt, Lucas Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-13T18:20:40Z | |
dc.date.available | 2023-04-13T18:20:40Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/82029 | |
dc.description | Orientador: Prof(a). Dr(a). Marcelo Garson Braule Pinto | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta pesquisa busca compreender de que forma a comunidade de fãs da franquia The Sims 4 é impactada pelas estratégias de marketing da Electronic Arts e identificar as divergências que se dão nos espaços de interação dos jogadores. Para tanto, foram observadas diferentes opiniões e expectativas retiradas de uma publicação do grupo SimsTime (The Sims Brasil), do Facebook. Tal análise foi feita a partir das perspectivas de Jenkins e Bourdieu e, por meio dela, pode-se identificar que existe uma discordância dentro da comunidade, a qual divide o grupo entre membros inconformados com as estratégias de marketing da Electronic Arts e a favor da pirataria do jogo e outros contra, que se apresentam em posição dominante. A análise permitiu identificar a estrutura das relações dentro do grupo e de que forma se faz o exercício da violência simbólica entre os membros, além de confirmar que os fãs possuem uma postura engajada e crítica | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Análise de conteúdo (Comunicação) | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletronicos - Indústria | pt_BR |
dc.subject | Comunidades virtuais | pt_BR |
dc.title | Quero-tudo-que-é-seu : uma pesquisa sobre o posicionamento dos jogadores quantos às práticas de marketing do jogo eletrônico The Sims 4 | pt_BR |
dc.title.alternative | Quero tudo que é seu | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |