Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBressianini, Valéria Aparecidapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.creatorBraga, Tuwilê Jorge Kinpt_BR
dc.date.accessioned2023-04-11T18:09:30Z
dc.date.available2023-04-11T18:09:30Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81973
dc.descriptionOrientadora: Valéria Aparecida Bressianinipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho trata sobre a arte expressa por meio do graffiti e o letramento racial na representação da corporalidade negra no Brasil, objetivando enxergar como as relações raciais modelam o território e como elas são delineadas pelo campo terreno da humanidade, buscando por um conjunto de práticas antirracistas. Valorizando o aspecto intergeracional, a arte expressa em fraffiti, foi realizada durante a apresentaçao da 5ª Conane Caiçara, na UFPR – Litoral, representando a figura feminina negra de Dandara de Palmares e sua luta histórica em relação as comunidades quilombolas pela libertação dos povos negros e pelo reconhecimento de seus territórios. Utilizando a metodologia de Paulo Freire, a gratitagem discorreu por meio de de roda de conversa tendo a participação de crianças, e jovens da comunidade de Matinhos, proporcionando houve um intercambio de saberes entre os atores participantes.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (12 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGrafitept_BR
dc.subjectNegros - Educaçãopt_BR
dc.subjectQuilombos - Educaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleTravessias e grafias : 5ª conane caiçarapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples