dc.contributor.advisor | Bressianini, Valéria Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.creator | Braga, Tuwilê Jorge Kin | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-11T18:09:30Z | |
dc.date.available | 2023-04-11T18:09:30Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/81973 | |
dc.description | Orientadora: Valéria Aparecida Bressianini | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho trata sobre a arte expressa por meio do graffiti e o letramento racial na representação da corporalidade negra no Brasil, objetivando enxergar como as relações raciais modelam o território e como elas são delineadas pelo campo terreno da humanidade, buscando por um conjunto de práticas antirracistas. Valorizando o aspecto intergeracional, a arte expressa em fraffiti, foi realizada durante a apresentaçao da 5ª Conane Caiçara, na UFPR – Litoral, representando a figura feminina negra de Dandara de Palmares e sua luta histórica em relação as comunidades quilombolas pela libertação dos povos negros e pelo reconhecimento de seus territórios. Utilizando a metodologia de Paulo Freire, a gratitagem discorreu por meio de de roda de conversa tendo a participação de crianças, e jovens da comunidade de Matinhos, proporcionando houve um intercambio de saberes entre os atores participantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (12 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Grafite | pt_BR |
dc.subject | Negros - Educação | pt_BR |
dc.subject | Quilombos - Educação | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Travessias e grafias : 5ª conane caiçara | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |