Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKirinus, Eduardo de Paula, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.creatorJacon, Lucas Scomaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-03T18:55:55Z
dc.date.available2023-04-03T18:55:55Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81813
dc.descriptionOrientador: Eduardo de Paula Kirinuspt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar, Curso de Graduação em Engenharia Civil.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Com o crescimento incessante da necessidade do uso de óleos, seja óleo automotivo, óleo vegetal ou combustíveis de maneira geral, também há um aumento na demanda do transporte, gerando, consequentemente, um aumento no risco de acidentes no transporte, seja no marítimo, terrestre ou aéreo. Um derrame de óleo é um acidente ambiental grave que tem um impacto tanto ambiental, quanto sociológico e econômico. Este trabalho se situa no cenário anterior ao derrame de óleo, e tem como objetivo dar um suporte inicial à um estudo futuro mais aprofundado, para a elaboração de um Plano Emergencial Individual. Neste trabalho pode-se analisar e entender o percurso de plumas de óleo hipotéticas ao serem derramadas nas proximidades do que pode se tornar futuramente o Porto Pontal, também conhecido anteriormente como Porto 3P, analisando o comportamento destas plumas de óleo em cenários de eventos extremos. Este trabalho utilizou dois diferentes softwares, o modelo de derrame de óleo ECOS acoplado ao modelo hidrodinâmico TELEMAC-3D, além do BlueKenue para geração e interpolação da malha em elementos finitos. Com o trabalho foi possível analisar a hidrodinâmica do local e também a evolução da trajetória da pluma de óleo resultante do vazamento hipotético, como também verificar quanto às intempéries. O coeficiente de emulsificação estabiliza em 70% para óleos crus e pesados. As áreas atingidas pelas simulações dos derrames hipotéticos são de alto Índice de Sensibilidade Litorânea (ISL) o que gera um grande impacto ambiental e socio-econômico para a população que vive de recursos provenientes das regiões impactadas.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDerramamento de óleopt_BR
dc.titleModelagem numérica da dispersão de derrames de óleo para suporte do plano emergencial individual do Porto Pontal, Pontal do Paraná - PRpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples