Otimização do apontamento digital de produção na empresa Luma Plásticos
Resumo
Resumo: A Luma Plásticos é uma empresa situada na região da grande Curitiba, iniciou suas atividades em 2008, atendendo ao segmento automotivo através da transformação do plástico em peças veiculares. A Luma Plásticos atua no segmento agrícola, industrial e automotivo, fornecendo peças plásticas e em fibra de vidro como: carenagens externas, teto externo e interno, capôs, tanques, revestimentos internos e externos, painéis laterais, etc., além da fabricação de moldes de resina (RTM, vaccum formming e spray up) e ferramentais (corte, montagem e pintura). Os processos oferecidos são: moldagem vaccum formming, injeção, RTM, laminação spray up, corte, montagem, acabamento, pintura e polimento. Ao decorrer de sua existência as exigências para atender a este nicho foram fundamentais para estruturar a empresa, e despertaram o interesse por novas tecnologias e oportunidades. Com um crescimento expressivo de produção e entrada em novos mercados, a empresa vem enfrentando problemas e dificuldades em termos de gestão de produção e manutenção industrial, dentre eles a capacidade de integrar o PCP da indústria com um apontamento diário eficiente no chão de fábrica. Nesse sentido, o objetivo do trabalho proposto realizado junto a Luma Plásticos, foi de desenhar um processo de otimização do apontamento digital de produção na empresa. Com o trabalho implementado depois de uma série de visitas presencialmente na fábrica (gemba) e a realização de diversos diagnósticos e levantamento de dados, a empresa vem conseguindo ter informações reais de sua capacidade produtiva com a possibilidade de tomar decisões baseadas em insumos do dia a dia da indústria. As principais conclusões desse trabalho são que o processo de apontamento digital proposto foi efetivo pela elevar a capacidade produtiva da empresa em níveis de recursos de trabalhos, anutenção industrial de forma Lena e uma eficiente gestão estratégica.