Mostrar registro simples

dc.contributorCordeiro, Daniele Pereira Meirapt_BR
dc.contributor.advisorInvernizzi Castillo, Noela, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorArruda, Angela Cristina dept_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T15:37:31Z
dc.date.available2024-08-08T15:37:31Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80486
dc.descriptionOrientador: Prof.a. Noela Invernizzipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 64-67pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo visa analisar como é organizado e selecionado oconhecimento nas propostas curriculares da rede pública municipal de Curitiba e de Piraquara. Tem por objetivo analisar e comparar a fundamentação teórica dos currículos citados, com base na revisão da literatura sobre currículo e utilizando a metodologia de análise de currículo proposta por Kramer (1999), eindagar se os pressupostos teóricos são coerentes com a forma deorganização dos conhecimentos nas áreas de Ciência, História e Geografia apresentada por ambas as propostas. A metodologia utilizada é a de análise documental a partir de um conjunto de dimensões de análise previamente selecionadas. Como resultados, apareceram disparidades nas abordagens teóricas adotadas pelas propostas curriculares, o que refletiu em diferentes enfoques nas variáveis de análise, refletindo também, na forma de organizaçãodos conhecimentos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This study aims to analyze how is organized and selected the content in curricular proposals in municipal public school system of Curitiba and Piraquara. For this we will analyze and compare the theoretical foundation of the curriculum mentioned, based on the literature review on curriculum and using the methodology of curriculum analysis proposed by Kramer (1999) and will ask whether the assumptions are consistent with the organization of content in the areas as Science, History and Geography presented by both proposals. The methodology used is the analysis of documents from a set of analyzes of dimensions that were previously analyzed. As a result, we noticed that gaps appeared in the theoretical approaches adopted by the curricular proposals, which resulted in different approaches in the analysis variables also reflected in the form of organizing the content.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Currículospt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.titleCurrículo e conhecimento : Análise comparativa das propostas curriculares de Curitiba e Piraquarapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples