Articulação regional por uma educação do campo no Pontal do Paranapanema/SP
Resumo
O trabalho retrata aspectos relacionados ao processo de articulação por uma Educação do Campo na região do Pontal do Paranapanema/SP. Assenta-se sobre as características da conformação do território, enfatizando a problemática da questão agrária, seus conflitos e contradições. Retrata o panorama educacional na atualidade destacando seu quadro no cenário de destruição e precarização da educação pública, chamando atenção para as ações hegemônicas presentes no contexto da disputa dos rumos da educação. Analisa a articulação por uma Educação do Campo na região, destacando a necessidade do fortalecimento da iniciativa e seu vínculo com a história constituída e constituinte desse território, as ações em construção na atualidade bem como as suas características inseridas no contexto educacional. Avulta-se sobre as possibilidades e potencialidades atuantes nessa articulação regional desde a construção de uma educação articulada aos interesses da população do campo inserida no contexto do conflito agrário da região e consequentemente a disposição do avanço dos processos educacionais da classe trabalhadora. Utilizou-se como metodologia, o estudo de bibliografias do referido tema, entrevistas semiestruturadas e observação participativa, através da participação em reuniões e eventos sobre a temática.
Collections
- Educação do campo [600]