dc.contributor.advisor | Keim, Ernesto Jacob, 1947- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | pt_BR |
dc.creator | Bauer, Athays | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-03T15:18:39Z | |
dc.date.available | 2022-11-03T15:18:39Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/79910 | |
dc.description | Orientador: Ernesto Jacob Keim | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em A Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho tem como objetivo, descrever o desafio inerente à construção de um dicionário de matemática/geometria para estudantes surdos com o objetivo de ampliar a inserção das pessoas com lesão auditiva na sociedade. Aprender matemática e geometria, as quais se caracterizam como linguagens, pode significar uma ampliação da visão de mundo do estudante. Desenvolver sua aprendizagem cognitiva, referenciada em noção de espaço e raciocínio lógico com base em conceitos matemáticos, entre outros, se caracteriza como desafio pelo fato de as pessoas com deficiência auditiva e também visual, compreenderem e interpretarem o mundo de forma muito diferenciada das pessoas ouvintes e videntes. Assim, esse trabalho de conclusão de curso de especialização na Questão Social na Perspectiva da Interdisciplinaridade, voltado para estudantes surdos, antes de apresentar soluções, aponta a dimensão do desafio para a complementaridade desse projeto, considerando que muitos signos/elementos da geometria não possuem sinais específicos. Este é um dos motivos que resulta na dificuldade de construir um dicionário de geometria para surdos, além das diferenças inerentes à linguagem escrita e oral, pois os surdos não conjugam verbos e não utilizam determinadas palavras. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (26 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Dicionários | pt_BR |
dc.subject | Geometria - Dicionários | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Geometria - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Surdos - Educação | pt_BR |
dc.title | A organização de dicionário de matemática/geometria para estudantes surdos | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |