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dc.contributor.advisorMariotti, Milton Carlos, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorBatista, Luiza, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-13T18:43:45Z
dc.date.available2022-10-13T18:43:45Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/79479
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Milton Carlos Mariottipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 16/08/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 100-102pt_BR
dc.description.abstractResumo: A formação das professoras da Educação Infantil, amplamente discutida sob o viés didático-pedagógico, foi, neste estudo, refletida sob a perspectiva da Teoria da Subjetividade. Com o objetivo de investigar as relações das experiências vividas em contextos escolares com constituição da subjetividade das professoras da Educação Infantil, a Teoria da Subjetividade desenvolvida por Fernando González Rey foi utilizada como principal aporte teórico. Parte-se do pressuposto de que todos os sujeitos carregam consigo experiências vividas que, em diferentes proporções, reverberam nas ações, nos contextos pessoais e profissionais. Sendo assim, as professoras, ao compartilharem a rotina com os bebês e as crianças, também são, em alguma medida, conduzidas pelas experiências vividas em outros tempos e contextos institucionais de educação formal. Este estudo, desenvolvido no município de Curitiba e região metropolitana, teve como participantes quatro professoras de Educação Infantil, sendo duas da rede pública da região metropolitana e duas da rede privada em Curitiba. Configura-se como uma pesquisa inspirada na perspectiva da Epistemologia Qualitativa, no modelo metodológico biográfico, com inspiração na metodologia construtiva-interpretativa proposta por González Rey. A pesquisa utilizou diálogos individuais como instrumentos que favoreceram a expressão do sujeito e a construção do conhecimento. A partir dos diálogos com as professoras participantes emergiram os seguintes indicadores: professores e a questão da figura de autoridade; as experiências dos adolescentes na escola; e a professora que eu tive, a professora que me ensinaram a ser e a professora que eu sou. Os indicadores manifestam uma configuração subjetiva que pode contribuir para a compreensão de alguns elementos que constituem a subjetividade das professoras da Educação Infantil. A teoria construída a partir dos achados destacou a importância dos estudos sobre o desenvolvimento humano.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The training of early childhood education teachers, widely discussed from a didactic-pedagogical point of view, was reflected in this study from the perspective of Theory of Subjectivity. With the objective of investigating the relationships of experiences lived in school contexts with the constitution of subjectivity of Early Childhood Education teachers, the Theory of Subjectivity developed by Fernando González Rey was used as the main theoretical contribution. It is assumed that all subjects carry with them lived experiences that, in different proportions, reverberate in actions in personal and professional contexts. Thus, teachers, when sharing the routine with babies and children, are also, to some extent, driven by experiences lived in other times and institutional contexts of formal education. This study, was developed in the city of Curitiba and metropolitan region, had as participants four teachers of Early Childhood Education, two from the public network in the metropolitan region and two from the private network in Curitiba and is configured as a research inspired by the perspective of Epistemology Qualitative, in a biographical methodological model, inspired by the constructive-interpretative methodology proposed by González Rey and used individual dialogues as instruments that favor the expression of the subject and the construction of knowledge. From the dialogues with the participating teachers, the following indicators emerged: teachers and the issue of authority figures, the experiences of adolescents at school and, finally, the teacher I had, the teacher they taught me to be and the teacher I am. These indicators manifest a subjective configuration that can contribute to the understanding of some elements that constitute the subjectivity of Early Childhood teachers. The theory built from the findings highlighted the importance of studies on human development.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAs experiências vividas em contextos escolares e suas relações com a constituição da subjetividade da professora da educação infantilpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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