Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLima, Françoise Iatski de, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorBecker, Adailtonpt_BR
dc.date.accessioned2024-07-19T21:35:45Z
dc.date.available2024-07-19T21:35:45Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78600
dc.descriptionOrientador: Françoise Iatski de Limapt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A implantodontia vem se destacando dentre as especialidades da odontologia e nesse setor, disputado por poucas empresas nacionais e estrangeiras. Ressalta-se que as características do produto e dos serviços associados com a venda, não são as mesmas para todas as empresas, pois apresentam um pequeno grau de diferenciação. O objetivo desse trabalho é analisar o mercado de implantologia odontológica no Brasil e se suas principais características podem levar a um mercado inovador e verificar também se há concentração e quais seus impactos econômicos e sociais, pois há um enorme contingente de pessoas que necessitam de implantes dentários, mas nem todos têm acesso ao tratamento, por dois motivos: um é o poder aquisitivo, outro é que os dentistas estão predominantemente concentrados nas regiões sul e sudeste, além de que apenas um em cada quatro dentistas trabalham com implantes dentários, a correção desse desequilíbrio é realizada pelas próprias forças do mercado o que faz com que o tratamento ainda seja caro. Segundo pesquisa apresentada, há um certo grau de concentração entre as empresas atuantes nesse setor, o que possibilita a uma empresa ter um poder de mercado já que a existência de barreiras de entrada e saída tornam mais difícil novas empresas participarem desse mercado. O processo de inovação tanto no processo produtivo quanto na utilização do produto é perceptível pelas empresas com maior participação de mercado e devido à concentração regional de dentistas habilitados, o Brasil possivelmente terá mais exportação de implantes dentários, do que importações.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectImplantes dentáriospt_BR
dc.subjectClínicas dentárias - Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectAnálise econômico-financeirapt_BR
dc.titleAvaliação do mercado de implantologia odontológicapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples