• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Biológicas
    • Genética para professores do ensino médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Biológicas
    • Genética para professores do ensino médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Utilização da atividade prática extração do DNA da banana como facilitador do processo de aprendizagem

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    FABIANA BAUMEL CANOFER.pdf (240.6Kb)
    Data
    2019
    Autor
    Canofer, Fabiana Baumel
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O ensino de Biologia nos dias atuais apresenta inúmeros desafios, entre eles podemos citar a falta de estrutura física das escolas, falta ou precariedade dos materiais pedagógicos, pouco interesse por parte dos estudantes, complexidade do conteúdo a ser trabalhado frente à quantidade de horas aulas semanal, entre outros. Todos esses fatores fazem com que o professor de Biologia precise buscar estratégias que possam superar essas dificuldades, despertando o interesse dos alunos e facilitando o processo de aprendizagem. Objetivou-se utilizar a aula prática "extração do DNA da banana" como ferramenta de aprendizagem do conteúdo sobre a estrutura e função do DNA e derivações. Trata-se de um projeto de intervenção, desenvolvido no Colégio Estadual do Campo Professor Pedro José Puchalski - Ensino Fundamental e Médio, situado na localidade de Serrinha, município de Contenda – PR, tendo como sujeitos 22 estudantes do 1.º ano do ensino médio noturno. A intervenção foi realizada no período de um mês, dividida em 5 (cinco) momentos: aula teórica sobre ácidos nucleicos, avaliação prévia dos alunos por meio de questionário específico, realização da atividade prática: extração do DNA da banana, realização do relatório de prática e debate e por fim os alunos responderam novamente o questionário realizado na avaliação prévia para efeito de comparação. O resultado apresentado foi que os alunos obtiveram uma melhora no desempenho comparando-se a primeira aplicação do questionário (antes da prática) e na segunda aplicação (após a intervenção por meio da atividade prática). Conclui-se que a intervenção intencional e planejada do professor, inserindo práticas instigadoras e desafiadoras para os alunos durante as aulas, além das discussões sobre o tema e a reaplicação do questionário, pode sim interferir de maneira positiva no processo de aprendizagem, superando alguns dos muitos desafios encontrados no ensino de Biologia atualmente
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/77356
    Collections
    • Genética para professores do ensino médio [133]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV