Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPierri Estades, Naínapt_BR
dc.contributor.authorMatzenbacher, Liarapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Oceanografiapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-21T11:45:52Z
dc.date.available2022-07-21T11:45:52Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/77179
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Centro de Estudos do Mar, Curso de graduação em Oceanografia.pt_BR
dc.description.abstractA análise da educação ambiental no ensino médio do Colégio Estadual Gabriel de Lara, no municipio de Matinhos, Paraná, teve como intuito levantar as principais questões que colaboram e que dificultam o desenvolvimento destas atividades, bem como se estas estão de acordo com os programas e leis direcionados à EA no ensino formal e se imprimem, ou não, um caráter critico à EA desenvolvida. Por meio de entrevistas realizadas aos professores e alunos dos terceiros anos, assim como aos coordenadores pedagógicos, além da busca de titulos relacionados às questões ambientais na biblioteca e análise do Projeto Politico Pedagógico do estabelecimento, buscou-se analisar as condições, os processos e os resultados do desenvolvimento da EA. Verificou-se a existência de condições favoráveis à realização da EA, como a inclusão do tema ambiental no PPP do colégio, porém, também existem condições desfavoráveis, principalmente pela falta de material. Os processos de desenvolvimento da EA contam, entre outros, com o apoio do interesse da maioria dos professores em relação à temática ambiental, e enfrentam questões como a inadequabilidade das fontes de informações dos temas ambientais dos professores. Verificou-se ainda, com relação aos resultados da EA, a falta da visão critica na identificação dos problemas ambientais e seus desdobramentos, o que pôde ser corroborado pela constatação de que os entrevistados agem em maior número no âmbito individual em detrimento do âmbito coletivo.pt_BR
dc.format.extent123f. : tabs., maps.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.titleA educação ambiental no ensino médio de Matinhos (PR) : o caso do Colégio Estadual Gabriel de Larapt_BR
dc.typeMonografia Graduaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples