A educação ambiental no ensino médio de Matinhos (PR) : o caso do Colégio Estadual Gabriel de Lara
Resumo
A análise da educação ambiental no ensino médio do Colégio Estadual Gabriel de Lara, no municipio de Matinhos, Paraná, teve como intuito levantar as principais questões que colaboram e que dificultam o desenvolvimento destas atividades, bem como se estas estão de acordo com os programas e leis direcionados à EA no ensino formal e se imprimem, ou não, um caráter critico à EA desenvolvida. Por meio de entrevistas realizadas aos professores e alunos dos terceiros anos, assim como aos coordenadores pedagógicos, além da busca de titulos relacionados às questões ambientais na biblioteca e análise do Projeto Politico Pedagógico do estabelecimento, buscou-se analisar as condições, os processos e os resultados do desenvolvimento da EA. Verificou-se a existência de condições favoráveis à realização da EA, como a inclusão do tema ambiental no PPP do colégio, porém, também existem condições desfavoráveis, principalmente pela falta de material. Os processos de desenvolvimento da EA contam, entre outros, com o apoio do interesse da maioria dos professores em relação à temática ambiental, e enfrentam questões como a inadequabilidade das fontes de informações dos temas ambientais dos professores. Verificou-se ainda, com relação aos resultados da EA, a falta da visão critica na identificação dos problemas ambientais e seus desdobramentos, o que pôde ser corroborado pela constatação de que os entrevistados agem em maior número no âmbito individual em detrimento do âmbito coletivo.
Collections
- Oceanografia [370]