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dc.contributor.advisorJohn, Valquíria Michelapt_BR
dc.contributor.authorLira, Esther Zuniga Guedes de Castro, 1999-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-28T18:18:51Z
dc.date.available2022-06-28T18:18:51Z
dc.date.issued2022-06-28T15:17:57Zpt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76095
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Valquíria Michela Johnpt_BR
dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : No Cinema, a figura do monstro é frequentemente usada para representar de forma metafórica a alteridade. Este trabalho se propõe a analisar os longas-metragens Edward Mãos de Tesoura (1990) e A Forma da Água (2017) em suas dimensões visuais e verbais, para verificar de que forma a relação do ser humano com a diferença é representada a partir da corporificação monstruosa da figura do Outro. A partir do método adaptado de Análise de Imagens em Movimento (ROSE, 2002) e dos conceitos de identidade e diferença (WOODWARD, 2000; SILVA, 2000) e intolerância e aceitação (SANEH, 2004), observaram-se três respostas para a alteridade nessas narrativas: intolerância, identificação e aceitação.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCinema (Representação)pt_BR
dc.subjectIdentidade - Representaçaopt_BR
dc.subjectFilmes cinematográficos - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectAnálise fílmicapt_BR
dc.titleO monstro como espelho da diferença : uma análise a partir de Edward mãos de tesoura (1990) e A forma da água (2017)pt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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