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    Políticas linguísticas na criação do Curso de Letras Libras e a evasão de estudantes surdos na UFPR

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    R-M-Jessica_Goncalves_Honorio.pdf (888.6Kb)
    Data
    2021
    Autor
    Honório, Jessica Gonçalves, 1998-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O trabalho intitulado Políticas Linguísticas na criação do curso de licenciatura em Letras Libras e a Evasão de Estudantes Surdos na Universidade Federal do Paranátem por objetivo geral analisar o ingresso de alunos surdos e as principais prováveis causas de evasão no curso investigado. Para atingir o presente objetivo, optou-se por uma metodologia de bibliográfico-documental, que agrupa documentos oficiais com os números de alunos estudantes em cada turma do curso investigado no período de 2015 à 2019. Os documentos foram coletados na coordenação do curso e pesquisas anteriores que apresentavam objetivos próximos (TABORDA, 2019). Para organização da coleta de dados seguimos as seguintes etapas: 1) Buscas de materiais da área da Surdez; 2) análises de artigos e livros publicados entre 2004 à 2020, escritas em Português e publicadasno Brasil; 3) Investigações sobre surdos nas universidades; 4) Breve história docurso Licenciatura em Letras Libras; 5) Consulta de matrículas de alunos surdosno curso de Letras Libras e análise da pesquisa de Taborda (2019) e 6) elaboração de categorias conceituais a partir dos resultados encontrados. A análise dos dados evidenciaram oscilações e instabilidade de matrículas de alunos surdos sem uma recorrência linear / concretas sobre os reais motivos que desencadeiam asdesistências, em outras palavras, não obtivemos uma regularidade de evasão por se tratarem de ser licenciados surdos. Os resultados foram ao encontro dos resultados de pesquisas anterior que explicam a evasão por Taborda (2019), elaclassifica em seis categorias, 1º Abandono, 2º Cancelamento a pedido do calouro, 3º Cancelamento Pedido 4º Desistência vestibular, 5º Formatura e 6º Não confirmação de vaga, ou seja, a evasão é um problema que afligem as universidades de forma geral,quanto às causas de evasão ainda existem muitaslacunas a serem concretizadas, e existe apenas uma pesquisa que vem ao encontro com esse artigo, necessitando de mais estudos.
     
    Abstract: The work entitled Linguistic Policies in the creation of the Brazilian Sign Language Studies Course and the Evasion of Deaf Students at UFPR, has the general objective of analyzing the admission of deaf students and the main probable causes of evasion in the Brazilian Sign Language Studies Course at theFederal University of Paraná . To achieve the present objective, a bibliographic-documental methodology was chosen, which groups official documents with thenumbers of student students in each class of the course investigated from 2015 to 2019. The documents were collected during the course coordination and research anthers that had close objectives (TABORDA, 2019). To organize datacollection, we followed the following steps: 1) Searching for materials in the areaof Deaf Studies; 2) analysis of articles and books published between 2004 to 2020, written in Portuguese and published in Brazil; 3) Research on deaf peoplein universities; 4) Brief history of the Licenciatura in Brazilian Sign Language Studies Course) Consultation of enrollment of deaf students in the Language course and 6) elaboration of conceptual categories based on the results found.The analysis of the data showed fluctuations and instability in enrollment of deaf students without a linear / concrete recurrence on the real reasons that trigger the discrepancies, in other words, we did not obtain regular evasion because they were deaf graduates. The results were in line with the results of previous researches that explain the evasion by Taborda, it classifies in six categories, 1stAbandon, 2nd Cancellation at the freshman's request, 3rd Cancellation Request 4th National Entrance Exam withdrawal, 5th Graduation and 6th Nonconfirmation of vacancy, that is , evasion is a problem that afflicts universities in general, as to the causes of evasion, there are still many gaps to be realized, and there is only one research that meets this article, requiring furtherstudies.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/73376
    Collections
    • Letras Libras [86]

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