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dc.contributor.advisorEspejo, Márcia Maria dos Santos Bortolocci, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Contabilidade e Finançaspt_BR
dc.creatorLaranjeira, Allan Cleberpt_BR
dc.date.accessioned2025-02-07T13:46:17Z
dc.date.available2025-02-07T13:46:17Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72031
dc.descriptionOrientadora : Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejopt_BR
dc.descriptionTrabalho (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Contabilidade e Finançaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O setor de educação está convivendo com o aumento da inadimplência nos últimos anos, devido à crise econômica que afetou significativamente o orçamento da sociedade. Por isso que é importante que as instituições de ensino encontrem meios para diminuir os índices. Este trabalho tem como objetivo verificar o volume da inadimplência em uma instituição de ensino privado, localizada no Paraná e propor ações ou meios para reduzir a inadimplência. Por meio de um estudo de caso, triangulado por análise documental, entrevistas e observação participante, a análise foi realizada tendo como base os relatórios da instituição do ano de 2016 a 2017. Os relatórios apresentam o volume total da inadimplência mensal, dividido também por pessoa Física e Jurídica e por nível acadêmico. Como principais resultados, constase que o valor inicial da inadimplência no ano de 2016 da instituição foi de R$ 578.665,09 e no decorrer do ano chegou ao valor de R$ 811.950,04. No ano de 2017 a empresa realizou uma grande renegociação com os alunos, iniciando o ano com o valor de R$ 543.414,60, porem no final do ano de 2017, o valor foi de R$ 837.903,73. Para diminuir os impactos desses valores, a proposta de ação é pensar na flexibilidade para os clientes inadimplentes, ter um controle mais rigoroso sobre esses clientes e as cobranças realizadas e buscas meios para que evitar que os novos clientes venham a se tornar inadimplentes.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInadimplência (Finanças)pt_BR
dc.subjectCobrança de contaspt_BR
dc.subjectEscolas particularespt_BR
dc.titleInadimplência em uma instituição de ensino privada do Paraná : estudo de propostas à política de cobrança organizacionalpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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